1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fusca azul diamante raro de 1971 vale uma fortuna no Brasil: com motor 1.500 de 52 cv, a relíquia está avaliada em quase R$ 200 mil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Fusca azul diamante raro de 1971 vale uma fortuna no Brasil: com motor 1.500 de 52 cv, a relíquia está avaliada em quase R$ 200 mil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/08/2024 às 07:25
Atualizado em 14/08/2024 às 14:46
Fusca azul diamante raro de 1971
Foto: Reprodução/Marco Botelho

Conheça o raríssimo Fusca Azul Diamante, produzido em 1971, com apenas 20 mil km rodados e rodas originais de fábrica. Este Fusca, uma verdadeira joia automotiva, está avaliado em quase R$ 200 mil.

O Volkswagen Fusca começou a ser produzido no Brasil em 1959, com mais de 50% das peças já nacionalizadas, apenas nove anos após o início das importações no país. Ao longo dos anos, o Fusca passou por diversas evoluções, mas sempre manteve seu icônico motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar e seu design clássico que conquistou gerações. Confira os detalhes do raríssimo Fusca Azul Diamante, uma verdadeira joia automotiva, valiosa e difícil de encontrar. Se você é apaixonado por carros clássicos, não pode deixar de conhecer a história e as peculiaridades deste modelo que continua encantando colecionadores e entusiastas até hoje.

Como surgiu o Volkswagen Fusca raro na cor azul diamante?

Em 1970, o VW Sedan (o nome Fusca só passou a ser de fato adotado oficialmente em 1983), ganhou as primeiras mudanças significativas como adoção de cintos de segurança e extintor de incêndio. No mesmo ano, foi incorporado o “Fuscão”, equipado com motor 1.500 de 52 cavalos e acabamento mais luxuoso em jacarandá. Como opcional, havia freios dianteiros a disco. Além disso, a linha incorporou novas cores como a Volkswagen Fusca azul diamante. 

Segundo o dono desse Fusca raro, Sizenando Coutinho Braga, é o único detalhe que foi mexido no exemplar 1971 à venda pela Garagem Brasil Antigos. Conforme afirma Coutinho, é um Fusca valioso de pouco uso e que possui apenas 20 mil km e pneus ainda originais de fábrica. A cor do Fusca azul diamante é uma das mais requisitadas por colecionadores. 

Ele adquiriu de um colecionador que o manteve sempre guardado com muito cuidado para que a ação do tempo não o castigasse. Exceto pela pintura, que foi refeita nos padrões originais, os estofamentos, acabamento de portas e painel em jacarandá permanecem irretocáveis sem trincas ou manchas.

Quanto custou o Fusca valioso?

O propulsor 1.500 de 52 cavalos ainda esbanja muita saúde e seu funcionamento linear nos remete às memórias afetivas repletas de boas lembranças de sua infância.

O som característico do motor boxer trabalhando, o cheiro genuíno do acabamento do vinil e dos plásticos, tudo faz regressar a um lugar especial no passado que mexe bastante com o seu lado emocional.

Por tudo isso, o valor deste importante Fusca raro na indústria automobilística nacional tem um preço de R$ 190 mil. Um Fusca Azul Diamante tão raro que vale “ouro”. O Fusca foi um projeto encomendado ao professor Ferdinand Porsche, hoje um dos mais aclamados nomes quando se fala em carros de alto desempenho.

A ideia do veículo, que surgiu nos anos 30, era de atender desde pequenas famílias até finalidades bélicas. Inicialmente, surgiu com motor VW refrigerado a ar de 1,2 litro (1.131 cm³) de apenas 25 cv, que atingia a velocidade máxima de 100 km/h, suficiente para enfrentar as subidas com até 30% de elevação. Seu consumo médio ficava na casa dos 12,5 km/l.

História do Fusca valioso no mercado automotivo brasileiro

No Brasil, o Fusca foi mais do que um carro, ele foi um verdadeiro companheiro das famílias, um símbolo de uma época e um reflexo das mudanças na sociedade. O Fusca Azul Diamante 1971 é um testemunho dessa história rica e da importância cultural do Fusca.

O Fusca raro azul diamante, é mais do que apenas um carro antigo, é uma peça preciosa da história automobilística brasileira. Com seu estado de conservação impecável, sua rara cor e sua importância cultural, ele representa o auge da engenharia e do design automobilístico da época.

Possuir um Fusca valioso como este é como ter uma mina de ouro sobre rodas, uma relíquia que não só oferece um valor material significativo, mas também carrega um valor emocional e histórico incomparável.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x