1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Ford, Volkswagen, Stellantis, GM e Volvo se juntam à Toyota e reduzem ritmo global de suas produções; ausência de componentes já atinge fábricas brasileiras
Tempo de leitura 3 min de leitura

Ford, Volkswagen, Stellantis, GM e Volvo se juntam à Toyota e reduzem ritmo global de suas produções; ausência de componentes já atinge fábricas brasileiras

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/08/2021 às 18:00
Atualizado em 24/10/2021 às 12:10
Ford-Volkswagen-Stellantis-GM-e-Volvo- fábricas brasileiras
Linha de produção VW – créditos: Motorpy

Especialistas indicam que a crise de chips nesse segundo semestre será ainda pior que no primeiro. Além das fábricas brasileiras já sofrerem com paralisações, agora Ford, Volkswagen, Stellantis, GM e Volvo anunciaram também paralisações em suas fábricas da Europa e países adjacentes

Os sinais de uma nova crise na indústria de automóveis está cada vez mais aparente. A Toyota foi a primeira a dar o alerta, anunciando a redução da produção de suas fábricas a nível mundial em 40%, o que causou uma surpresa no setor, pois a marca é um dos maiores exemplos de como lidar com a crise de microchips, que fez com que fábricas de todo o mundo aderissem à paralisação. Não só a Toyota, como Ford, Volkswagen, Stellantis, GM e Volvo também anunciaram redução em suas produções.

Leia também

Nova onda da crise já havia sido alertada pela Volkswagen

A nova fase da crise não é bem uma surpresa para algumas empresas, como é o caso da Volkswagen, que já havia alertado no mês passado durante a divulgação do balanço da companhia que a falta de componentes no segundo semestre de 2021 seria bem pior que no primeiro. E o que temos visto nos últimos dias mostra que a Volkswagen estava certa em sua previsão.

Ford, Volkswagen, Stellantis, GM e Volvo anunciaram quase ao mesmo tempo suas decisões de diminuir as produções de suas fábricas. Os motivos são a falta a nível mundial de semicondutores, que vem assolando montadoras e suas fábricas desde o início do ano, e também o novo surto da variante do Covid-19 no sul da Ásia, que também atinge diretamente as montadoras.

Volkswagen e Ford anunciam parada em suas fábricas

Um dia depois do comunicado da Toyota, a Volkswagen anunciou que a sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, funcionará apenas com um turno nesta semana, entre os dias 23 e 27 de agosto. A unidade produz o Golf, o modelo mais vendido na Europa, além de outros modelos.

A marca espanhola Seat, que pertence ao Grupo VW, também suspendeu de forma parcial a produção de veículos nos arredores de Barcelona. A Ford, multinacional americana, precisou interromper a produção da F-150 nesta semana em sua unidade no Kansas City, nos Estados Unidos.

O Fiesta também não está sendo produzido em Colônia, na Alemanha. No caso da fábrica da Ford na Europa, a pausa preocupa ainda mais porque ocorre logo depois de os funcionários voltarem de um mês de férias.

Stellantis, GM e Volvo também recorrem à paralisação

A Stellantis paralisou suas linhas de montagem do Peugeot 308 por várias semanas. A primeira paralisação foi na fábrica próxima de Sochaux, e agora é na de Rennes, no oeste francês, onde atuam cerca de 2 mil colaboradores. A fábrica da Stellantis, que produz o Peugeot 5008 e o Citroën C5 Aircross, funcionará parcialmente nesta semana. A GM suspendeu a produção dos modelos Bolt EV e UEV em Orion, nos Estados Unidos.

Outras unidades também foram atingidas, como a Lasing Delta Township, que voltará às suas atividades por volta de 6 de setembro, depois de ficar parada desde 19 de julho. Já a Volvo interromperá a produção da fábrica em Gotemburgo, em seu país de origem, do dia 30 de agosto a 3 de setembro, depois de já ter passado por paralisações semanas antes. De acordo com Bjorn Annwall, diretor financeiro da Volvo, o cenário básico que se tem é que a crise de chips não dará nenhum tipo de trégua nos próximos dias, causando uma instabilidade nas vendas comparadas ao ano passado.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos