Toyota anuncia avanço significativo na produção de baterias de estado sólido, com previsão de lançamento para 2027.
A Toyota, líder global na indústria automotiva, enfrentou críticas e elogios pela sua abordagem cautelosa em relação aos veículos elétricos. Embora tenha adotado uma estratégia gradual para introduzir novos modelos elétricos, a montadora fez progressos notáveis no campo das baterias automotivas. Recentemente, a empresa anunciou uma inovadora tecnologia de bateria de estado sólido que promete ser um divisor de águas para o setor automotivo.
Toyota anuncia nova tecnologia de baterias de estado sólido
Enquanto os carros elétricos fizeram um grande avanço, a ansiedade em relação à autonomia ainda é uma das maiores preocupações para potenciais compradores. Atualmente, o Sedan Lucid Air, tem a maior autonomia, chegando a até 830 km com uma única carga.
Outrossim, este é um veículo de luxo com preço inicial de mais de 139 mil dólares, tornando-o inacessível para a maioria dos compradores do mercado. Sendo uma montadora revolucionária em 1999, quando trouxe o primeiro carro com tecnologia híbrida, a Toyota agora parece mudar novamente o rumo do setor com suas baterias de estado sólido que são mais seguras, mais baratas e podem entregar autonomias de 1207 km.
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As baterias de íons de lítio convencionais usam um eletrólito líquido ou em gel, facilitando o movimento de partículas carregadas entre os eletrodos da bateria, entretanto, o uso deste eletrólito apresenta certos desafios e preocupações com a segurança.
Essas baterias podem vazar e superaquecer, representando um risco significativo para o motorista e os passageiros. O material eletrolítico nas baterias de íons geralmente consiste em sais de lítio e solventes orgânicos, que são altamente inflamáveis e podem entrar em combustão ao entrar em contato com o oxigênio. Além disso, estas se degradam ao longo do tempo, gerando perda de desempenho e eficiência.
Vantagem das baterias de estado sólido
As novas baterias de estado sólido da Toyota substituem o eletrólito líquido ou em gel por um material sólido, gerando várias vantagens. Em primeiro lugar está a eliminação do eletrólito líquido inflamável, aumentando a segurança de forma significativa.
As novas baterias automotivas são menos propensas a vazamentos, superaquecimentos e os riscos associados a incêndios. Esse aprimoramento de segurança é de extrema importância para o setor. Além disso, esta nova tecnologia tem capacidade para oferecer alta densidade de energia, ou seja, podem armazenar mais energia em um mesmo espaço, podendo resultar em uma maior autonomia nos carros elétricos, trazendo mais consumidores.
As baterias de estado sólido também podem ter uma vida útil e durabilidade maiores se comparadas com as de íons de lítio. Com uma degradação reduzida ao longo do tempo, as baterias de estado sólido podem oferecer um desempenho mais consistente e uma vida útil prolongada, o que reduz a necessidade de substituição das baterias.
Toyota se pronuncia sobre sua nova tecnologia
Em uma entrevista recente, o diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima, fez um anúncio empolgante, afirmando que a empresa superou com sucesso o obstáculo no desenvolvimento de baterias de estado sólido.
Embora dados específicos sobre detalhes do material não tenham sido revelados, a montadora planeja introduzir essas baterias a partir de 2027. Inicialmente, a japonesa planeja introduzir essas baterias automotivas em seus veículos híbridos, alguns anos antes de lançar seus primeiros veículos totalmente elétricos.
Quando as novas baterias estiverem disponíveis em 2027, a Toyota afirma que seus carros elétricos atingirão a impressionante autonomia de 1200 km, superando o atual detentor do recorde. Além disso, a tecnologia avançada da Toyota visa reduzir significativamente o tempo de recarga, buscando alcançar uma carga completa em apenas 10 minutos.