O aumento significativo dos preços do diesel e a chegada das picapes médias eletrificadas levantam questões sobre a viabilidade das picapes movidas a diesel.
Segundo o Índice de Preços Endered Ticket Log (IPTL), o preço do diesel atingiu uma média de R$ 5,98 por litro no primeiro semestre de 2024, marcando uma alta significativa em comparação ao ano anterior.
Diante deste cenário, vale a pena analisar as sete picapes a diesel mais vendidas e econômicas do Brasil em 2024.
Chevrolet S10
A Chevrolet S10, com 5.379 unidades vendidas, teve uma atualização significativa em 2025, incluindo um novo câmbio automático de 8 marchas que melhora a economia de combustível, atingindo 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. A motorização 2.8 turbodiesel proporciona 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, ideal para quem precisa de uma picape potente para trabalho pesado.
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
Picape Ford Ranger
Com 5.053 unidades vendidas, a Ford Ranger é uma forte competidora no mercado. Seu motor turbodiesel 2.0 oferece um consumo de 10,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com um torque de 41,3 kgfm a 2.000 rpm. A potência de 170 cv e a tração 4×4 fazem desta picape uma escolha robusta e versátil.
Toyota Hilux
A Toyota Hilux mantém sua posição de destaque com 10.211 unidades vendidas. Esta picape, além de ser conhecida pela sua durabilidade, apresenta um consumo razoável, fazendo 10,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro. O motor 2.8 turbodiesel entrega 204 cv e 50,9 kgfm de torque, proporcionando excelente desempenho tanto na cidade quanto no campo.
Mitsubishi L200
A L200, com 2.530 unidades vendidas, é conhecida pela sua resistência em terrenos difíceis. Seu motor 2.4 turbodiesel proporciona um consumo de 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sendo uma das mais econômicas em trechos rodoviários. Com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, esta picape é ideal para aventuras off-road.
Picape Fiat Strada
Líder absoluta de vendas com 26.580 unidades até agora, a Fiat Strada se destaca pela sua economia. Embora seja menor em comparação com outras picapes, seu consumo é eficiente, o que contribui para seu sucesso no mercado. A versão diesel da Strada, equipada com motor 1.3 Multijet, entrega 95 cv e 20,9 kgfm de torque, com um consumo de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
Volkswagen Saveiro
A Saveiro, com 12.365 unidades vendidas, é a segunda colocada. Conhecida pela sua robustez e praticidade, a Saveiro também oferece um bom consumo de combustível para quem busca economia. O motor 1.6 TDI oferece 110 cv e 25,5 kgfm de torque, com consumo de 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Picape Fiat Toro
Com 10.219 unidades vendidas, a Fiat Toro combina o conforto de um SUV com a utilidade de uma picape. Seu motor 2.0 Multijet diesel proporciona um consumo de 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, fazendo desta a picape mais econômica do segmento. Com 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, a Toro se destaca pela eficiência e pelo conforto.
Escolher a picape a diesel mais econômica depende das necessidades específicas do motorista. Se a prioridade é economia de combustível, a Fiat Toro se destaca com seu motor 2.0 Multijet, proporcionando um consumo de 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Para quem busca durabilidade e robustez, a Toyota Hilux, com seu motor 2.8 turbodiesel e consumo de 10,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, é uma excelente opção. A Mitsubishi L200 oferece uma combinação de eficiência e resistência, com consumo de 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.
Outras picapes, como a Chevrolet S10 e a Ford Ranger, são conhecidas pela sua potência e desempenho. A S10, com seu motor 2.8 turbodiesel, faz 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, enquanto a Ranger, com seu motor 2.0 turbodiesel, oferece um consumo de 10,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
A Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro, embora menores, são opções econômicas e práticas para uso urbano, com consumo de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada para a Strada, e 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada para a Saveiro.
Considerando todos os fatores, qual picape você acha que oferece o melhor custo-benefício? Deixe sua opinião nos comentários!