A Vestas, líder na fabricação de turbinas eólicas, fornecerá ao projeto da usina de Assurua 4, na Bahia, 47 turbinas de energia eólica a pedido da empresa Omega energia
A fabricante de turbinas eólicas Vestas fornecerá 47 turbinas gigantes do modelo V150-4.2MW para o projeto da Bahia, que possui 212 MW. A usina de energia eólica ficará localizada nas cidades de Gentio do Ouro e Xique-Xique. As turbinas eólicas serão entregues em modo de potência otimizada de 4,5MW.
Leia também
Omega Energia solicita turbinas eólicas gigantes para a usina da Bahia
Além das turbinas eólicas, o pedido também inclui um contrato de serviço de dez anos para otimizar a produção de energia. Com este projeto, a Vestas já alcançou 5GW de pedidos no mercado de energia eólica brasileiro para as turbinas eólicas V150 em 4,2 MW de classificação padrão.
Urgente: B2W Digital, dona das marcas Americanas, Shoptime e Submarino, está recrutando jovens para o seu programa de estágio em todo Brasil
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
As turbinas eólicas da Vestas, para a usina da Bahia, são fabricadas localmente pelas regras finame do BNDES e já estão sendo produzidas há mais de um ano e meio. A iniciativa promete apoiar o Brasil em seu objetivo de promover fontes de energias renováveis, como a energia eólica e uma matriz energética mais sustentável.
Autoridades do ramo se pronunciam sobre as turbinas da eólicas da Vestas na Bahia
Segundo Eduardo Ricotta, presidente da Vestas na América Latina, a Omega é uma das líderes no mercado brasileiro quando se trata de energia eólica, e a Vestas está certa em assegurar a competitividade e a confiabilidade das turbinas eólicas em conjunto com o novo contrato de serviço para a usina da Bahia.
Ele afirma também que a Vestas está muito orgulhosa por conseguir alcançar o marco de 5 GW, fortalecendo a turbina eólica V150-4,2 MW como o modelo mais vendido de todos os tempos no país. Isso mostra que a turbina possui uma excelente adequação com as condições de vento brasileiras e seu custo nivelado de energia.
Segundo Eduardo Ricotta, a Vestas planeja entregar as turbinas eólicas por volta do segundo semestre de 2022, com comissionamento previsto para o primeiro trimestre de 2023.
Sobre a Vestas
Fundada em 1945, a Vestas é uma empresa dinamarquesa e leva o título de maior companhia mundial produtoras de energia eólica. A empresa possui escritórios em 24 países, e já instalou em mais de 74 países suas turbinas eólicas.
Inicialmente, a Vestas começou suas atividades no ramo de aplicações para uso doméstico, e, logo após, em 1950, progrediu para a fabricação de equipamentos para o uso agrícola, em 1956, começou a fabricar intercoolers, em 1968 guindastes hidráulicos, e, por fim, em 1979, começou a fabricar aerogeradores.