Com esse contrato de 12 anos da fabricante do Canadá, Canadian Solar, o mercado de energia solar brasileiro se torna ainda mais forte
A fabricante do Canadá, Canadian Solar fechou mais dois negócios no mercado brasileiro de energia solar desregulamentado. Um PPA de 12 anos foi concedido pelo banco BTG, enquanto um segundo contrato de 15 anos foi concedido pela fornecedora de energia Furnas Centrais Elétricas.
Leia também
Contrato de energia solar por 12 anos com empresa do Canadá
A fabricante canadense de energia solar Canadian Solar garantiu um contrato de compra de energia (PPA) de 12 anos com um dos principais bancos de investimento da América Latina, o BTG Pactual.
Pelos termos do acordo, a Canadian Solar fornecerá energia solar a partir de um conjunto de projetos que construirá no estado de Minas Gerais e que terão capacidade combinada de 170 MW. A empresa começará a construção dessas instalações em 2021 e sua conclusão está prevista para o final de 2022.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
A fabricante de módulos solares do Canadá também garantiu um PPA de 15 anos da fornecedora de energia solar Furnas, uma subsidiária da concessionária brasileira Eletrobras, para a qual fornecerá eletricidade de dois projetos fotovoltaicos totalizando 692 MW.
Canadian Solar em parceria com a furnas
Um primeiro projeto da empresa oriunda do Canadá estará localizado no estado do Ceará e terá capacidade de 260 MW, enquanto o segundo projeto, com potência instalada de 432 MW, está sendo desenvolvido no estado de Piuaí. A construção de ambas as fábricas terá início em 2022 e o início da operação comercial está previsto para o final de 2023.
Ambos os negócios da empresa do Canadá foram anunciados previamente pela Canadian Solar em seus resultados financeiros do terceiro trimestre. Todos os projetos usarão os mais recentes módulos bifaciais de alta potência da série 7 da Canadian Solar, que têm uma potência informada de até 665 Wp.
Canadian solar já possui projetos de energia solar em solo brasileiro
Em junho, a Canadian Solar anunciou a assinatura de dois contratos de PPA com um total de 274 MW, um para um parque fotovoltaico construído em Minas Gerais e outro para outro projeto no estado de Pernambuco. A Canadian Solar afirma que os novos projetos elevarão seu portfólio de PPAs solares no país para mais de 2,2 GW.
A fabricante possui uma fábrica de módulos fotovoltaicos perto de São Paulo com capacidade de produção anual de 380 MW. Projetos solares com componentes de fabricação nacional podem ter acesso a financiamento do banco de desenvolvimento BNDES e do Banco do Nordeste.