1. Início
  2. / Construção
  3. / Exportações brasileiras da Vale referentes ao minério de ferro aumentaram 18,5% em relação ao ano passado
Tempo de leitura 2 min de leitura

Exportações brasileiras da Vale referentes ao minério de ferro aumentaram 18,5% em relação ao ano passado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/10/2020 às 12:06
Vale - exportações - minério de ferro
Transporte de minério de ferro da mineradora Vale

As exportações brasileiras da Vale de minério de ferro aumentaram 18,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, para 37,86 milhões de toneladas, depois que a Vale aumentou o ritmo de produção.  

O volume das exportações na Vale do minério de ferro embarcado no mês passado é o maior desde dezembro de 2015, quando o Brasil exportou recorde mensal de 39,5 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Leia também

Exportações de minério de ferro da Vale em alta

Na comparação com agosto, houve aumento de 21% nos embarques brasileiros de minério de ferro em setembro. A Vale retomou as operações em sua planta de Viga na quinta-feira, depois que um juiz retirou uma ordem que suspendia as operações lá, disse a mineradora em um depósito de valores mobiliários.

As operações na planta de concentração de minério de ferro foram suspensas por seis dias, disse a empresa, ao retificar supostas questões relativas à sua licença de operação.

Exportações: 11 mil toneladas por dia

De acordo com a mineradora Vale, a paralisação resultou em 11 mil toneladas por dia de produção de finos de minério de ferro fora do mercado. As exportações de minério de ferro na Vale do Brasil – que representam 59% da produção mineral do país – totalizaram US $ 5 bilhões no 2º trimestre, 6% acima do 1º trimestre de 2020, mas 5% menor do que no 2º trimestre de 2019.

O país exportou 76 milhões de toneladas, 8% acima do total registrado no primeiro trimestre de 2020, mas 3% inferior ao segundo trimestre de 2019.

O grupo da indústria de metais projeta que o Brasil exportará 310 milhões de toneladas em 2020, menos do que 340 milhões de toneladas exportadas em 2019, mas se recuperando enquanto a China parece estar passando por um boom da construção.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos