O governo federal anunciou que pretende aumentar, ainda em 2025, a mistura de etanol anidro na gasolina para 30%, criando oficialmente o E30. Atualmente, o combustível comercializado nos postos contém 27% de etanol.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), essa mudança poderá reduzir o preço da gasolina em até R$ 0,13 por litro. Além disso, o novo percentual promete fortalecer a produção nacional de biocombustíveis e reduzir a dependência de importações de gasolina.
E30 pode baixar preços e conter inflação
O ministro Alexandre Silveira afirmou que a adoção do E30 poderá conter os preços e controlar a inflação. Segundo ele, o novo combustível contribuirá diretamente para que o país se torne independente das compras externas de derivados fósseis.
Em 2024, o Brasil importou cerca de 760 milhões de litros de gasolina. Com a adoção da nova mistura, o país deixará de importar e poderá até exportar o excedente, ao passo que a demanda por etanol deve crescer 1,5 bilhão de litros por ano.
-
US$ 7 bilhões, hidrogênio verde e aço com até 95% menos CO₂: a primeira siderúrgica verde do planeta surge na Suécia e mira o Brasil como próximo capítulo
-
Suecos conseguem criar combustível sintético com CO₂, água e energia renovável, compatível com motores atuais, mas enfrentam um problema enorme: o gasto de energia ainda é o dobro do retorno
-
Brasil começa a transformar trigo, resíduos, batata-doce e melaço de soja em etanol, numa nova fase dos biocombustíveis que tenta aproveitar sobras do campo e da indústria para abastecer carros flex
-
Sebrae e Petrobras unem forças no Ceará para incluir catadores na economia circular e fortalecer a cadeia de biocombustíveis, criando novas oportunidades de renda e ampliando o aproveitamento sustentável de resíduos com impacto direto no desenvolvimento regional
Além disso, Silveira ressaltou que o E30 representa um marco na transição energética nacional. Conforme declarou: “Vamos nos livrar das amarras do preço de paridade internacional. O preço da gasolina será o da competitividade interna. Isso é redução da inflação.”
Testes técnicos comprovam viabilidade
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) conduziu testes com o E30 para verificar a viabilidade técnica da mistura. A pesquisa avaliou dirigibilidade, desempenho e emissões, utilizando 16 veículos e 13 motocicletas em diferentes condições tanto com gasolina quanto com etanol.
Os resultados confirmaram que o E30 não altera significativamente o desempenho dos veículos. Dessa forma, os motoristas não perceberão mudanças na dirigibilidade.
Por outro lado, o estudo identificou dificuldades na partida a frio em algumas motocicletas, principalmente em ambientes com temperatura mais baixa. No entanto, os técnicos do IMT afirmaram que essas limitações não comprometem a adoção do novo combustível.
De acordo com a técnica Luana Camargo, que participou da apresentação dos resultados, “as diferenças encontradas nos testes não são empecilhos para a adoção do E30”.
E30 pode chegar a 35% no futuro
Embora o novo limite seja de 30%, a legislação brasileira permite que a mistura de etanol na gasolina alcance até 35%, desde que haja comprovação técnica.
Portanto, se os resultados do E30 se confirmarem na prática, o governo poderá considerar elevar ainda mais a proporção nos próximos anos.
Silveira também destacou que o país está aproveitando a expansão da produção de etanol de milho, que cresce rapidamente. Com isso, o Brasil garante o abastecimento interno mesmo em períodos de menor oferta de etanol de cana-de-açúcar.
A medida integra o programa Combustível do Futuro, que visa acelerar a transição energética no setor de transportes com combustíveis mais limpos e sustentáveis.

-
1 pessoa reagiu a isso.