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Estado pode ganhar nova rodovia com 110 km! Obra é avaliada em quase R$ 400 milhões

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/02/2025 às 10:52
Projeto da Rodovia do Contestado prevê a pavimentação de 110 km e pode receber investimento de R$ 400 milhões para impulsionar a economia regional.
Projeto da Rodovia do Contestado prevê a pavimentação de 110 km e pode receber investimento de R$ 400 milhões para impulsionar a economia regional.

Uma nova rodovia de 110 km pode ser implantada entre Caçador e Canoinhas, reduzindo distâncias e beneficiando cidades como Timbó Grande e Calmon. O projeto, estimado em R$ 400 milhões, prevê a pavimentação da SC-459 e SC-120, além da melhoria na infraestrutura para transporte e economia da região. A iniciativa já conta com R$ 1,5 milhão garantidos para o desenvolvimento inicial do projeto.

A infraestrutura viária desempenha um papel essencial no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população.

No entanto, a ausência de estradas pavimentadas adequadas ainda é um desafio para muitas regiões, impactando diretamente o transporte de mercadorias, a mobilidade dos moradores e o crescimento de diversos setores produtivos.

Diante desse cenário, uma nova proposta de rodovia promete impulsionar a economia e transformar a conectividade entre municípios estratégicos.

A chamada Rodovia do Contestado pode receber um investimento estimado em R$ 400 milhões para a sua implantação, conectando as cidades de Caçador e Canoinhas, passando por Timbó Grande e Calmon.

O projeto, que prevê a pavimentação de vias já existentes, foi apresentado recentemente pela Associação Empresarial de Caçador, reunindo lideranças empresariais e políticas da região.

A proposta visa reduzir distâncias, melhorar o escoamento da produção e fomentar o desenvolvimento econômico local.

Divisão em etapas garante avanço progressivo

A execução da Rodovia do Contestado está planejada para ocorrer em duas etapas. A primeira delas abrange um trecho de 43 km entre Caçador e Timbó Grande, passando por Calmon.

Atualmente, a ligação pavimentada entre esses municípios soma 142 km, mas com a nova via, a distância percorrida cairia para 60 km.

O trajeto proposto nessa primeira fase envolve a pavimentação de trechos da SC-459 e de estradas municipais já existentes.

Isso traria benefícios diretos para a mobilidade local e para o setor agrícola, que utiliza essas rotas para o transporte de produtos.

A segunda etapa do projeto prevê a pavimentação do trecho de 66 km entre Timbó Grande e Canoinhas, utilizando a SC-120 como base.

A proposta busca não apenas facilitar o trânsito de veículos, mas também melhorar os indicadores de desenvolvimento socioeconômico das cidades do entorno, como Timbó Grande, Calmon, Lebon Régis, Matos Costa e Bela Vista do Toldo.

Estimativa de custos e fontes de financiamento

Segundo os estudos apresentados, o custo total estimado da obra gira em torno de R$ 400 milhões, sendo R$ 387 milhões destinados à pavimentação dos 110 km e R$ 7 milhões ao projeto de engenharia.

Uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, de autoria do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), já foi destinada para financiar o desenvolvimento do projeto de uma das etapas.

Além disso, o governo estadual será procurado para avaliar a viabilidade da obra e possíveis fontes de recursos.

Impacto no desenvolvimento regional

A construção da Rodovia do Contestado pode representar um marco para a infraestrutura da região, beneficiando diretamente setores como a agropecuária, a indústria e o comércio.

O fluxo logístico de mercadorias será otimizado, reduzindo custos e tempo de deslocamento, além de atrair investimentos para os municípios cortados pela via.

Além disso, a melhoria na infraestrutura rodoviária também impactará a mobilidade dos moradores, proporcionando mais segurança e conforto para quem depende dessas estradas no dia a dia, seja para deslocamento pessoal ou profissional.

A mobilização para viabilizar o projeto segue avançando, com a participação ativa de lideranças empresariais e políticas.

O próximo passo será a busca por apoio governamental e a realização de estudos técnicos mais detalhados para consolidar a iniciativa.

Desafios e próximos passos para a nova rodovia

Embora o projeto da Rodovia do Contestado seja promissor, alguns desafios precisam ser superados para que a obra saia do papel.

De acordo com especialistas, a captação de recursos é um dos principais entraves, pois a viabilidade econômica da rodovia depende do comprometimento do governo estadual e da busca por parcerias com a iniciativa privada.

Além disso, questões ambientais e de impacto territorial precisarão ser analisadas, garantindo que a obra seja realizada de maneira sustentável.

Outro ponto relevante é o cronograma de execução, que ainda não foi definido de forma concreta.

Estudos técnicos detalhados serão fundamentais para estabelecer um planejamento eficiente, prevendo prazos realistas para cada fase da pavimentação e minimizando impactos negativos na rotina das cidades envolvidas.

A expectativa é que, com a mobilização de lideranças e o envolvimento de diferentes esferas governamentais, o projeto avance para além da fase de estudos e se torne uma realidade que beneficie toda a região.

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Everardo
Everardo
17/02/2025 17:43

Muito bem. Depois de feita, privatiza e coloca um correligionário politico para caçar níquel nos pedágios.

Rafael
Rafael
18/02/2025 16:57

Bando de ****, faz a reportagem e não mencionam em qual estado estão essas cidades?

Rogerio Graceli
Rogerio Graceli
18/02/2025 19:02

Oh estagiário, poderia pelo menos dizer qual estado?

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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