1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia ilimitada? Cientistas descobrem o ‘hidrogênio branco’ e prometem virada no jogo energético mundial!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Energia ilimitada? Cientistas descobrem o ‘hidrogênio branco’ e prometem virada no jogo energético mundial!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/11/2023 às 23:55
Atualizado em 08/11/2023 às 08:53
Energia ilimitada Cientistas descobrem o hidrogênio branco e prometem virada no jogo energético mundial!
Foto: DALL-E/ ‘hidrogênio branco’

Descoberta científica revela depósito com milhões de toneladas de ‘hidrogênio branco’, com potencial para transformar o mercado global de energia.

Jacques Pironon e Philipe De Donato, renomados diretores de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, realizavam uma avaliação da presença de metano nos subsolos da bacia carbonífera de Lorraine, quando, a uma profundidade de 1.250 metros, fizeram uma descoberta notável. Eles encontraram uma concentração significativa, estimada em 20%, de ‘hidrogênio branco’, sugerindo a possível existência de um vasto reservatório desse elemento abaixo da superfície terrestre.

Reservatório pode conter hidrogênio branco “infinito”

Segundo os cálculos dos cientistas, a expectativa é que o depósito possa conter entre 6 milhões e 250 milhões de toneladas métricas de hidrogênio, o que poderia tornar o local um dos maiores depósitos de hidrogênio branco já descobertos, segundo Pironon.

A descoberta contribuiu para impulsionar um interesse já ascendente no gás. O Hidrogênio Branco é produzido naturalmente ou presente na crosta terrestre. Quando queimado, este combustível produz apenas água, tornando-o muito atraente como uma potencial fonte de energia limpa para indústrias, como aviação, navegação e produção de aço.

Entretanto, atualmente, o hidrogênio comercial é gerado em um processo intensivo em energia quase totalmente alimentado por combustíveis fósseis. Há diversos tipos de hidrogênio, mas o que mais promete ser o combustível do futuro do ponto de vista climático é o hidrogênio verde, que é produzido utilizando energia renovável para separar a água.

As descobertas recentes dos cientistas são animadoras para Geoffrey Ellis, que atua como geoquímico de petróleo desde os anos 1980. Ele testemunhou o rápido crescimento da indústria de gás de xisto nos EUA, que revolucionou o mercado de energia. Para Ellis, agora o mundo está em o que acredita ser provavelmente uma segunda revolução.

Estima-se que possam existir dezenas de bilhões de toneladas de ‘hidrogênio branco’ ao redor do globo, um potencial revolucionário para as fontes de energia do futuro

O hidrogênio branco é bastante promissor, segundo Isabelle Moretti, pesquisadora científica da Universidade de Pau et des Pays de l’Adour e da Universidade de Sorbonne e especialista em hidrogênio branco. Agora, a questão não é mais sobre os recursos, mas sim, onde encontrar grandes reservas econômicas.

Depósitos de hidrogênio foram encontrados por cientistas em todo o mundo, nos EUA, Europa Oriental, Rússia, Austrália, Omã, Mali e França. Alguns foram descobertos por acidente, outros por busca de pistas.

Ellis estima que, globalmente, possa haver dezenas de bilhões de toneladas de hidrogênio branco. Muito mais do que as 100 milhões de toneladas de hidrogênio produzidas atualmente a cada ano e as 500 milhões de toneladas previstas para serem produzidas anualmente até 2050, segundo ele.

A grande parte disso quase certamente será em acumulações muito pequenas ou muito distantes da costa, ou simplesmente muito profundas para serem economicamente produzidas. Entretanto, se apenas 1¢ puder ser encontrado e produzido, forneceria 500 milhões de toneladas de hidrogênio por 200 anos.

Hidrogênio verde promete movimentar bilhões de dólares

O mercado de hidrogênio verde deve movimentar globalmente US$ 350 bilhões até 2030, segundo o que mostra o estudo da consultoria Thymos Energia. No Brasil, a expectativa de investimento na cadeia é de US$ 28 bilhões, isto é aproximadamente 8% do montante total.

Grande parte desse valor deve vir da rota verde de produção do energético. O mercado de fornecimento de H2V é sensivelmente influenciado por dois fatores: a disponibilidade do potencial de energia elétrica renovável e a oferta do recurso hídrico.

O Brasil possui os dois em abundância, desta forma deve concentrar metade dos investimentos latinos e 8% dos aportes mundiais, uma quantia bem relevante levando em conta todos os continentes e países envolvidos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x