A energia eólica e solar são as formas mais baratas de nova geração energias renováveis na maior parte do mundo hoje
Na semana passada, a Agência Internacional de Energia disse que a energia eólica e solar está começando a ultrapassar o carvão como a forma mais barata de eletricidade. Mas há um limite econômico para o crescimento dessas fontes de energias renováveis.
Leia também
- Indústria naval brasileira poderá chegar à 80 mil desempregados até 2020
- O petróleo pesado brasileiro é um dos fatores contribui para o aumento nos preços dos combustíveis
- Energia eólica foi considerada a fonte renovável mais barata entre os anos de 2015 e 2019, segundo CCEE
Indústria naval enfrentando riscos de revolução na energia eólica
A mudança para as energias renováveis provavelmente transformará uma série de setores, especialmente o transporte marítimo. Um terço dos quilômetros de carga transportados por navios vem do transporte de combustíveis fósseis ao redor do mundo, e 70% dessa parcela é petróleo.
À medida que as energias renováveis ganham participação no mercado de petróleo, gás e carvão, as empresas de transporte marítimo que fornecem esses combustíveis sofrerão. “É muito provável que haja uma redução na demanda por transporte marítimo e ferroviário, o que pode significar menor consumo de energia e menores emissões”, disse Henbest.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Mais energia renovável para as casas
Usar Energia eólica para aquecer residências e alimentar carros elétricos pode economizar energia e reduzir as emissões, de acordo com o relatório. Um veículo elétrico consome até três vezes menos energia do que um motor de combustão convencional. Mudar para bombas de calor em vez das tradicionais caldeiras a gás tornaria o aquecimento dos edifícios muito mais eficiente em vários múltiplos.
Estima-se que derreter aço antigo e refazê-lo seja cinco vezes mais eficiente em termos de energia do que fazer o material do zero. Na geração de energia, a BNEF estima que o carvão também seja uma das formas mais ineficientes de produzir eletricidade, pois 65% da energia é perdida no processo de queima do combustível.