1. Início
  2. / Indústria
  3. / Empresas brasileiras se preparam para leilões de terminais portuários organizado pelo Governo Federal
Tempo de leitura 2 min de leitura

Empresas brasileiras se preparam para leilões de terminais portuários organizado pelo Governo Federal

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 16/09/2020 às 06:36
Governo Federal Terminais Portuários
Vista Panorâmica do Terminal Portuário BTP: Imagem divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Governo Federal planeja oferecer concessões por meio de 11 leilões durante o resto do ano; o setor privado está otimista

O plano do governo federal brasileiro de oferecer concessões para vários terminais portuários nos próximos meses está motivando participantes do setor privado a levantar dinheiro em preparação para os próximos leilões.

A operadora de terminal de contêineres Santos Brasil está tentando levantar pelo menos 1 bilhão de reais (US $ 190 milhões) por meio de uma oferta primária de ações no mercado local para comprar novos ativos portuários. A empresa disse que planeja vender 192,68 milhões de ações em 24 de setembro.

LEILÕES

O governo planeja oferecer concessões por meio de 11 leilões durante o resto do ano, inclusive para terminais nos portos de Paranaguá, Vila do Conde, Itaqui, Aratu, Itaguaí, Porto Alegre e Maceió.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Em janeiro de 2021, estão previstos leilões para dois terminais de combustíveis líquidos em Itaqui, um terminal de granéis líquidos / ácido sulfúrico em Maceió e um para movimentação de soja em Macapá.

No mês passado, o Ministério da Infraestrutura fez leilões para as concessões de três áreas portuárias – arrecadando mais de 500 milhões de reais. 

Uma dessas concessões foi no porto de Vila do Conde, no norte do Pará, para instalação e operação de uma usina a gás e uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de GNL. A concessão foi concedida às Centrais Elétricas de Barcarena ( Celba ), compreendendo as Usinas Golar Power e Evolution Power (EPP).

Os outros dois terminais oferecidos pelo governo federal estavam no porto de Santos e terão um investimento total de 380 milhões de reais durante o período de concessão de 25 anos. Ambos os terminais são utilizados para celulose e foram concedidos à Eldorado Celulose e à Bracell, respectivamente.

MOSTRANDO RESILIÊNCIA

O setor portuário brasileiro permaneceu resiliente durante a pandemia COVID-19. Os portos estatais e privados movimentaram 538 Mt de carga no primeiro semestre, um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

As cargas com petróleo e derivados e soja foram as que mais cresceram, 19,8% e 31,4% para 123 Mt e 81 Mt, respectivamente.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos