1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa lança bicicleta elétrica com 120 km de autonomia, GPS, Bluetooth, Wi-Fi e muito mais
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa lança bicicleta elétrica com 120 km de autonomia, GPS, Bluetooth, Wi-Fi e muito mais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/06/2023 às 18:10
Empresa lança bicicleta elétrica com 120 km de autonomia, GPS, Bluetooth, Wi-Fi e muito mais
Foto: Urtopia/Divulgação

Urtopia desenvolve nova bicicleta elétrica repleta de tecnologias. A e-bike da Urtopia conta com GPS, Impressão digital, sistema antifurto e muito mais.

A empresa Urtopia lançou recentemente sua bicicleta elétrica Chord, que possui toda a conectividade do modelo anterior, chamado de Carbon 1 e mais algumas novas tecnologias. Seu estilo e recursos tecnológicos tornam o modelo diferente de diversas bicicletas elétricas presentes no mercado.

E-bike da Urtopia atinge autonomia de até 120 km

Segundo a startup, a inspiração da bicicleta elétrica é curiosa: um piano! Isso porque suas curvas e paleta de cores lembram a elegância e simplicidade dos instrumentos musicais. Sua bateria removível de 352,6 Wh possui energia suficiente para viagens de até 120 km.

Após 3 horas de recarga, o modelo está pronto para mais uma viagem. Outros recursos presentes na E-bike incluem uma luz integrada na parte frontal, sensor de torque no pedal, marcha de 8 velocidades, freio a disco hidráulico e um potente motor de 250W. O modelo também conta com recursos tecnológicos como GPS, bluetooth para conectar com o celular, desbloqueio por impressão digital, controle por voz e sistema antifurto.

Os usuários não precisam se preocupar com atualizações do veículo. Afinal, o firmware da bicicleta elétrica é atualizado de forma automática quando está conectado com um smartphone via Smart Bar. O 4G/GPS da bicicleta elétrica, além de mapear o percurso do veículo por meio de aplicativo, permite rastrear a bicicleta em caso de roubo. Há uma configuração que possibilita receber uma notificação do aplicativo se a e-bike se mover enquanto está estacionada.

Bicicleta elétrica pesa 21 kg e atinge 32 km/h

Nos passeios, é possível definir um local de destino. Desta forma, a e-bike utilizará seu sistema de navegação (conectado ao celular) para mostrar as direções na tela da e-bike. O modelo conta com cinco modos de velocidade, sendo elas Pedal, Conforto, Eco, Esporte e Turbo. Sua velocidade máxima é de 32 km/h.

A bicicleta pesa 21 kg e possui capacidade de carga de 130 kg, um motor de 36 V de 250W, bateria removível: Samsung LI-Ion de 352,8 Wh, Faixa de 5-120 km, freios a disco hidráulicos TEKTRO, Embreagem Desviador traseiro Shimano de 8 velocidades, Rodas CST C1720, 700 X 42 C com tiras refletoras, conectividade 4G, Bluetooth e WIFI, Farol SrVZO e luz traseira.

Vale destacar que o aplicativo da bicicleta elétrica está disponível para iOS e Android. No site da empresa, o veículo está saindo por 2.299,99 Euros com frete grátis, devolução de 14 dias e dois anos de garantia.

Empresas famosas entram no mercado de bicicletas elétricas

A Hyundai anunciou no começo deste mês o lançamento de sua nova bicicleta elétrica, chamada de eXXite Next. Criada em parceria com a empresa Rayvolt, da Espanha, o modelo possui design de bicicleta comum, entretanto chama a atenção devido ao seu quadro com os canos mais grossos onde a empresa conseguiu embutir os componentes, como a bateria. A Hyundai fechou uma parceria com a espanhola para o desenvolvimento de uma e-bike com motor de 250 Watts.

Sua bateria possui capacidade para fornecer até 80 km de autonomia com apenas uma carga e auxilia a pedalada com no máximo 25 km/h. O componente fica escondido no cano do selim e é possível levantar o modelo para usar como um veículo de exercício sem movimento, com um aplicativo para acompanhar todos os dados.

O lançamento da empresa é único para a França, por enquanto, e custa cerca de R$ 18,8 mil em conversão direta. Embora conte com um quadro mais robusto, as baterias ainda oferecem uma autonomia de 80 km.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos