Uma empresa especializada em materiais de construção sustentável desenvolveu e já está vendendo um piso de energia solar com capacidade de gerar eletricidade, que pode ser devolvida à rede elétrica do consumidor
A empresa Platio, da Hungria, desenvolveu e já pôs à venda um piso de energia solar para casas, em Budapeste, com capacidade de gerar eletricidade que pode ser devolvida à rede elétrica do consumidor. De acordo com a companhia, para suprir o consumo anual de eletricidade de uma família média, são necessários apenas 20 m² do piso de energia solar.
Leia também
Outras utilidades do piso de energia solar
Além de devolver a eletricidade para a rede elétrica, uma outra maneira de utilizar o piso de energia solar consiste em abastecer carros elétricos. Já foram realizados testes em um shopping center da Hungria, onde foram instalados 6,47 m² do piso de energia solar no Shopping e ligados a uma pequena estação de recarga. O objetivo era recarregar os smartphones de quem estava lá, a passeio ou trabalhando.
Para confirmar, ainda mais, a eficiência do piso que gera eletricidade e devolve à rede elétrica, ele foi utilizado em praças, parques e em infraestruturas marítimas. Porém, o piso de energia solar que gera eletricidade e devolve à rede elétrica é voltado para residências, e a Platio garante que o produto pode ser usado em varandas, terraços, pátios e calçadas.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
O design do piso conta com as cores para os “ladrilhos”, como preto, vermelho, azul e verde. E, apesar do produto parecer escorregadio, a empresa afirma que o nível de antiderrapagem é alto, além de contar com uma manutenção simples, se for comparado com painéis de energia solar que são montados em telhados, por exemplo.
Como é produzido o piso da Platio?
A empresa da Hungria é especialista em materiais de construção sustentáveis, e, por isso, criou o piso feito com células de silício monocristalino. O pavimento é montado em um vidro temperado, e depois adicionado em uma estrutura que é feita de garrafas PET recicladas. De acordo com a empresa, o uso das garrafas traz outro grande benefício: garantir que o piso dure mais que concreto.
Engenharia de boa qualidade garante ao material resistência à carga, arranhões, impacto, clima e, ao mesmo tempo, fornece uma resistência ao vandalismo.
Sobre a Platio
A Platio é uma empresa de tecnologia com sede localizada em Budapeste, focada na inovação e criação de materiais de construção sustentáveis. A empresa utiliza design e tecnologia limpa para criar uma ambientes urbanos sustentáveis desde 2015.