Razões importantes para aplicar a limpeza industrial

Paulo Nogueira
por
-
28-01-2020 10:40:03
em Indústria e Construção Civil
Razões importantes para aplicar a limpeza industrial

A limpeza industrial é importante por conta do fator estético, mas também é fundamental por conta das questões de segurança dos colaboradores, porque é por meio da limpeza industrial que o ambiente de trabalho pode ser mais apropriado e agradável, dentro dos padrões de segurança e higiene.

Dessa maneira, as atividades podem ser feitas sem nenhum tipo de risco a saúde ou integridade física dos envolvidos.

No momento em que falamos sobre o segmento da indústria, é preciso ter em mente a qualidade dos produtos e serviços, considerando tanto o ambiente, quanto às máquinas nas áreas de serviço.

Mas para realizar a limpeza industrial, é necessário que o maquinário seja específico para a ação e pesado. Sendo assim, é importante ter profissionais altamente qualificados, para realizar todas as ações de forma correta.

Considerando todos esses aspectos, preparamos esse conteúdo para entender como é feita esse tipo de limpeza e outros pontos importantes da sua execução. Veja agora!

Como é realizada a limpeza industrial

De maneira geral, a limpeza industrial é feita em duas etapas. A primeira é responsável por remover todas as sujeiras e resíduos aparentes, porque na sequência o ambiente já fica preparado para ser desinfetado.

É fato que para todos os segmentos, a limpeza industrial é importante. Seja para uma empresa responsável pelo revestimento de cilindros, instalação de uma luminária a prova de explosão ou uma estação de tratamento de efluentes.

É muito importante manter um padrão de qualidade em relação aos produtos e equipamentos utilizados, seguindo também uma ordem para que os produtos e equipamentos sejam utilizados corretamente, conseguindo um melhor aproveitamento e evitando riscos.

Feira por meio de gatos de água, pode ser feita tanto em tanques reservatórios de água, como pisos ou até mesmo caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é chamada de hidrojateamento.

Com ele, todos os resíduos devidamente retirados pelo jato são removidos com aspiradores industriais de forte potência, que possuem tanques especiais e apropriados para a coleta de água com restos de componentes químicos.

Veja os tipos de limpeza industrial existentes

Além do hidrojateamento visto anteriormente, existem outras modalidades de limpeza industrial, e são elas a limpeza em locais confinados e a impermeabilização de pisos.

Para detalhar melhor, a limpeza industrial em locais confinados se trata a uma limpeza específica de locais com difícil acesso. São basicamente para telhados, fachadas, tanque subterrâneos, dutos e reservatórios.

De maneira geral, esse tipo de limpeza é realizada por meio de técnicas específicas de alpinismo industrial, considerando equipamentos de rapel, demais equipamentos obrigatórios, e com profissionais altamente treinados e preparados para esse tipo de ação.

Já no caso da impermeabilização de pisos, se trata do processo de reforçar a resistência dos pisos a resíduos. Na maioria dos casos, para que seja realizado, o piso recebe a aplicação de selantes impermeabilizantes e demais produtos que além de aumentar a resistência, potencializam o brilho do piso e sua beleza.

Cuidados importantes e necessários

Conforme analisamos no decorrer deste conteúdo, todos os processos de manutenção e limpezas nas indústrias, são extremamente importantes.

Além disso, o processo de limpeza é uma exigência legal, e quando realizada deve ter profissionais de atividades sanitárias envolvidos, levando em consideração todos os critérios.

Para entender a necessidade real de uma limpeza e manutenção constante no local, tenha sempre em mente que esses pontos melhoram a segurança, impedindo a proliferação de bactérias e acaba criando uma atmosfera de trabalho bem mais agradável!

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria Click Petróleo e Gás.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.