1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Embrapa afirma que Brasil pode se tornar independente na produção de trigo nos próximos 10 anos com mais de 13 milhões de toneladas totalmente nacionais
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura

Embrapa afirma que Brasil pode se tornar independente na produção de trigo nos próximos 10 anos com mais de 13 milhões de toneladas totalmente nacionais

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 05/06/2022 às 23:24
Brasil Produção de trigo Embrapa
O Brasil tem tudo para se tornar autossuficiente em trigo na próxima década | Foto: Canva Pro

Pesquisadores da Embrapa anunciam os resultados de seu estudo recente e apontam que Brasil pode ter produção de trigo de mais de 13 milhões de toneladas

Estudos realizados pela equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trouxeram resultados promissores e apontam que o Brasil pode se tornar independente na produção de trigo dentro dos próximos 10 anos. Isso equivale a um total de 13 milhões de toneladas produzidas em território nacional, principalmente com a expansão do trigo tropical.

Atualmente, mais de 50% do trigo consumido no Brasil é de origem internacional, mas isso pode mudar nos próximos 10 anos, segundo a Embrapa. A revelação dos resultados dos estudos foi feita em uma audiência pública, convocada pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO) para tratar da produção de trigo tropical, ou seja, expandida para regiões do Norte e Nordeste.

Saiba mais sobre a possibilidade de autossuficiência na produção de trigo no Brasil

Estudos da Embrapa podem trazer resultados positivos para produção de trigo no Brasil | Reprodução – Youtube: AgroMais

Embrapa recebeu emenda orçamentária de mais de meio milhão para continuar desenvolvendo o estudo

O senador Chico Rodrigues direcionou meio milhão de reais em emenda orçamentária para a Embrapa com o intuito de estimular o desenvolvimento dos estudos. Além disso, ele afirmou que vai buscar ainda mais recursos para atender a demanda do estado de Roraima.

“Os pesquisadores haverão de chegar a resultados excepcionais, dando aos produtores rurais condições de implantarem a cultura do trigo, expandir. Temos um potencial fantástico, temos certeza que o resultado será o esperado”

Senador Chico Rodrigues (2022), em entrevista ao portal Senado Notícias

Todavia, o senador Carlos Fávaro ressalta que a produção de trigo nacional e a independência do Brasil nesse setor é de suma importância devido ao aumento de preços devido à guerra entre Ucrânia e Rússia.

Estados do Nordeste e Norte são novos alvos para produção de trigo no Brasil, o “trigo tropical”

Atualmente, a maior parte do trigo do Brasil é produzida na região Sul, que contabiliza em torno de 90% da produção nacional. Todavia, segundo os estudos da Embrapa, os estados de Roraima, Ceará, Piauí e Maranhão são condierados novos alvos para produção de trigo tropical.

Jorge Lemainki, chefe-geral da Embrapa, afirma que o consumo de trigo atual do Brasil chega a 12,7 milhões de toneladas, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as que têm maior demanda. Além disso, Júlio Albrecht, pesquisador da Embrapa afirmou que o novo rumo é o cerrado para produção de trigo.

“Temos, no Cerrado, 204 milhões de hectares e podemos explorar sem derrubar árvores, só cultivando em regiões degradadas. A Embrapa sempre acreditou no trigo nessa região. Temos condições de chegar a autossuficiência e até a exportação de trigo em menos de 10 anos”

Júlio Albrecht, pesquisador da Embrapa (2022), em entrevista ao portal Senado Notícias

O rompimento dessa nova barreira para produção desse grão nacional traz muitos benefícios, pois o trigo só perde para o petróleo em quantidade de importação. Ademais, a planta contribui para melhorar a qualidade do sono e reduz infestação por vermes e desenvolvimento de doenças.

Hoje conseguimos produzir quase 3 toneladas por hectare, mas já conseguimos ter o registro de 9 toneladas por hectare a partir de apenas um produtor nacional. Isso se traduz em um resultado muito promissor.

Roraima pode ser um dos principais polos novos de produção de trigo no Brasil, conforme Embrapa

Da região Norte e Nordeste, o estado de Roraima é o que tem chamado mais atenção. Afinal, possui mais de 2 milhões de hectares aptos a receber a produção de trigo. No entanto, muitos desafios precisam ser superados como questões de baixas e altas latitudes, temperaturas elevadas e variação na umidade relativa do ar.

O aumento da produção de trigo em Roraima vai contribuir para maior segurança alimentar na região, servindo como uma planta que recupera o solo após o cultivo de soja. Além disso, a produção desse grão atrai maiores investimentos para a região, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Situação global do trigo é um dilema devido à guerra entre Ucrânia e Rússia

A produção de trigo no mundo atinge números impressionantes, em média, 779 milhões de toneladas de trigo. Entretanto, um bom montante vem da Rússia e da Ucrânia e o conflito que está travado por lá traz a incerteza do abastecimento global desse insumo.

Segundo um assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tiago Pereira, Rússia e Ucrânia chegam a fornecer 30% do trigo mundial e a guerra faz os preços aumentarem estrondosamente. Ainda conforme Pereira, o Brasil já conseguiu 7,7 milhões de toneladas e a tendência é aumentar nos próximos anos.

Todavia, ele afirma que maior industrialização é necessária para que consigamos bater a meta de 13 milhões de toneladas. Além disso, é essencial o planejamento de uma cadeia de logística capaz de atender as demandas do mercado nacional.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos