Egressos do SESI SENAI do Pará se formaram no novo ensino médio e já estão inseridos no mercado de trabalho da área de tecnologia, com demanda por profissionais qualificados.
Conseguir uma formação no ensino médio pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Exemplo disso são os jovens Samuel Ribeiro, Caio Henrique Nascimento, Ramon Souza e Isabel Maia, que saíram das escolas do SESI e do SENAI com o diploma do curso técnico em redes de computadores e conseguiram vagas de trabalho.
O Novo Ensino Médio oferece a oportunidade de finalizar os estudos juntamente com um curso técnico, abrindo portas para o mercado de trabalho. Para os jovens, especialmente na área de tecnologia, que está em alta demanda por profissionais qualificados, essa é uma grande vantagem. O ensino secundário agora oferece uma formação mais completa e alinhada com as necessidades do mercado, preparando os estudantes para o primeiro emprego.
Ensino Médio e o Mercado de Tecnologia
Para muitos, tecnologia não era a primeira nem a última opção, mas a prática e as boas perspectivas de emprego despertaram o interesse na área. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), apenas no mercado de Tecnologia da Informação, o Brasil terá mais de 500 mil vagas de emprego que vão precisar de mão de obra qualificada até dezembro de 2025.
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
Inteligência artificial, análise de dados, cibersegurança e experiência do usuário são alguns dos campos com maior necessidade atualmente. Pegando carona nessas oportunidades, Samuel, Caio, Ramon e Isabel conseguiram um grande feito: saíram do ensino médio direto para o mercado de trabalho.
Ensino Secundário no Mundo da Tecnologia
Que rede de contatos, o chamado networking, é importante, todo mundo sabe. No universo da tecnologia não é diferente. Além dos requisitos para se encaixar na vaga, ter um bom relacionamento com os colegas e professores na escola e no estágio faz a diferença.
Ao longo do ensino médio, os docentes abriram portas para Ramon Souza, 19. ‘Me esforçava muito, o professor me conhecia. Meus dois primeiros estágios eu consegui graças a ele, que me indicou’, disse o egresso do SESI Belém.
Perto de finalizar o terceiro ano, foi contratado pela empresa onde era estagiário e passou cinco meses como efetivado. Tempos depois, uma ex-funcionária de um local onde estagiou o chamou para trabalhar numa nova empresa. Ramon aceitou e, atualmente, é auxiliar de tecnologia de um escritório contábil.
…
Apesar de ter feito dois anos do ensino médio de maneira remota e em outra cidade, ele tinha receio de não dar certo. Alguns colegas inclusive não conseguiram ou não tiveram condições de continuar as aulas on-line, mas o estudante não desistiu. O novo ensino médio permitiu que ele olhasse para o seu próprio futuro com mais gentileza.
‘O Caio de antes não tinha visão de futuro e muitos planos pra vida, até porque como vim de uma família simples e a gente não tinha intuito de estudar. Eu não era tão dedicado, era preguiçoso, mas comparado a quem sou hoje, não só meu pai, mas meus amigos falam que têm muito orgulho de mim’, finaliza. ‘Conquistei coisas que jamais imaginei.’
Fonte: Portal da Indústria