1. Início
  2. / Economia
  3. / Economia de Roraima evolui após chegada de venezuelanos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Economia de Roraima evolui após chegada de venezuelanos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/02/2020 às 19:29
Atualizado em 17/02/2020 às 11:35
ECONOMIA DE RORAIMA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A campanha eleitoral do ano anterior abordou de forma direta a migração de venezuelanos para o estado de Roraima

Ao longo do ano de 2017 e 2018, o PIB de Roraima, estado que tem 79% da economia baseada em serviços e com forte influência do setor público, cresceu 2,3%, enquanto nos demais estados o crescimento foi de 1,4%.

Leia também:

“Não só o Governo Federal, por meio do Exército principalmente, como várias instituições internacionais, passaram a operar no estado e na economia de Roraima. Isso fez com que pessoas migrassem de outros locais, com que instituições abrissem escritórios no estado e com que o próprio Exército brasileiro levasse contingentes para lá o tempo todo. Dessa maneira, a economia passou a responder positivamente”, afirma o pesquisador Wagner Pereira, da FGV.

Sobre o estudo

“O estudo não é capaz de atribuir todo o crescimento adicional que o estado de Roraima teve diante do fluxo migratório, ainda mais porque em 2016 e 2017 o fluxo não era tão elevado e a resposta do governo federal não tinha começado a acontecer”, explicou Pereira. Mesmo assim , ele afirmou, outros índices, que abarcam os anos de 2018 e 2019, permitem aferir o impacto do fluxo migratório na economia de roraima.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

“Nunca houve esse comportamento tão fora do comum [o aumento da arrecadação via ICMS]. Não é um fenômeno que está acontecendo em outros estados, é um fenômeno que está acontecendo em Roraima. A única coisa que poderia estar acontecendo é o estado fazer o milagre de conseguir melhorar muito a arrecadação”, garante o pesquisador.

Exportações

O volume de exportações aumentou mais de cinco vezes nas indústrias de petróleo. Entre 2010 e 2014, o comércio entre Roraima e Venezuela foi de R$ 15,3 bilhões. Entre 2015 e 2019 foi de R$ 84,2 bilhões. Assim, pode-se concluir que a migração dos venezuelanos para o estado de Roraima teve um efeito positivo não somente para o estado, mas também para o território nacional.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos