A campanha eleitoral do ano anterior abordou de forma direta a migração de venezuelanos para o estado de Roraima
Ao longo do ano de 2017 e 2018, o PIB de Roraima, estado que tem 79% da economia baseada em serviços e com forte influência do setor público, cresceu 2,3%, enquanto nos demais estados o crescimento foi de 1,4%.
Leia também:
- Programa Meu Primeiro Emprego oferece 1500 vagas para a área de tecnologia no Paraná
- A Índia está sedenta pelo petróleo brasileiro e deseja maximizar importações
- Petrobras mordenizou a comunicação de mais de 50 plataformas
“Não só o Governo Federal, por meio do Exército principalmente, como várias instituições internacionais, passaram a operar no estado e na economia de Roraima. Isso fez com que pessoas migrassem de outros locais, com que instituições abrissem escritórios no estado e com que o próprio Exército brasileiro levasse contingentes para lá o tempo todo. Dessa maneira, a economia passou a responder positivamente”, afirma o pesquisador Wagner Pereira, da FGV.
Sobre o estudo
“O estudo não é capaz de atribuir todo o crescimento adicional que o estado de Roraima teve diante do fluxo migratório, ainda mais porque em 2016 e 2017 o fluxo não era tão elevado e a resposta do governo federal não tinha começado a acontecer”, explicou Pereira. Mesmo assim , ele afirmou, outros índices, que abarcam os anos de 2018 e 2019, permitem aferir o impacto do fluxo migratório na economia de roraima.
-
Bunge tira da China e envia para outro país 1ª carga de farelo de soja argentino, legando razões comerciais
-
Nubank possui recurso pouco explorado que ajuda brasileiros a pagar menos por passagens aéreas; programa de pontos já é visto como trunfo para clientes do banco digital
-
Nubank surpreende e libera cashback em dólar no cartão de crédito — medida inédita pode atrair milhões de clientes em busca de vantagem cambial
-
Correios de vários países suspendem entregas aos EUA: medida afeta até 4 milhões de pacotes que entravam diariamente sem tarifa
“Nunca houve esse comportamento tão fora do comum [o aumento da arrecadação via ICMS]. Não é um fenômeno que está acontecendo em outros estados, é um fenômeno que está acontecendo em Roraima. A única coisa que poderia estar acontecendo é o estado fazer o milagre de conseguir melhorar muito a arrecadação”, garante o pesquisador.
Exportações
O volume de exportações aumentou mais de cinco vezes nas indústrias de petróleo. Entre 2010 e 2014, o comércio entre Roraima e Venezuela foi de R$ 15,3 bilhões. Entre 2015 e 2019 foi de R$ 84,2 bilhões. Assim, pode-se concluir que a migração dos venezuelanos para o estado de Roraima teve um efeito positivo não somente para o estado, mas também para o território nacional.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.