Cursos gratuitos de meditação e reflexoterapia são lançados pelo Ministério da Saúde. Com vagas ilimitadas no AVASUS, esses cursos são parte das Práticas Integrativas e Complementares. Aprenda técnicas que promovem bem-estar e autocuidado. Inscreva-se agora!
Você sabia que o Ministério da Saúde acaba de lançar dois cursos online e totalmente gratuitos sobre meditação e reflexoterapia? Esses cursos são parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), que a rede pública oferece desde 2006.
Com vagas ilimitadas, as inscrições já estão abertas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Não perca essa oportunidade única de ampliar seus conhecimentos e melhorar seu bem-estar!
Segundo o Ministério da Saúde, os módulos têm como objetivo disseminar os conceitos principais de reflexoterapia e meditação, qualificar os profissionais do SUS e abordar a aplicabilidade dessas práticas no cuidado em saúde, especialmente na atenção primária.
- Está buscando uma oportunidade de se qualificar? Ceprocamp abre inscrições para cursos técnicos gratuitos; inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro
- Que tal fazer uma graduação EAD reconhecida pelo MEC sem gastar 1 real? Universidade Federal abre chances em cursos online em cursos como matemática, computação, letras, administração e muito mais, mas corra: prazo de inscrição está no final
- Aprenda inglês e espanhol da sua casa sem gastar nada! Instituto Federal abre inscrições para curso EAD em idiomas; veja como se inscrever
- Cursos gratuitos no Instituto Federal! O IF abre mais de 240 vagas em cursos 100% gratuitos, as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro
No entanto, é importante destacar que ambos os cursos são introdutórios e não habilitam os participantes a oferecer essas práticas terapêuticas nos serviços de saúde. Para isso, será necessária formação profissional adicional, conforme regem os conselhos de cada categoria.
Nesse sentido, Paulo Rocha, gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), explica que poderão participar dos cursos “gestores, profissionais de saúde, técnicos, coordenadores de serviços do SUS e qualquer cidadão interessado podem se inscrever”.
Além disso, ele enfatiza que “as Pics integram aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais do indivíduo, ampliando as estratégias de cuidado na saúde” e que essas práticas ajudam os profissionais a compreender melhor a relação saúde-doença e incentivam o autocuidado.
Reflexoterapia: o poder dos pés e mãos
A reflexoterapia, também conhecida como reflexologia, baseia-se no princípio de que o corpo é atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões, cada uma refletida em pontos específicos nos pés e nas mãos.
Massageando esses pontos-chave, é possível reativar a homeostase e o equilíbrio nas regiões do corpo onde há bloqueios. Você sabia que a planta dos pés tem mais de 72 mil terminações nervosas?
O curso de reflexoterapia, com 40 horas de duração, detalha essa prática, discute a PNPIC e outros aspectos relevantes, e inclui vídeos, entrevistas, textos, estudos de caso, atividades práticas e avaliações optativas.
Meditação: um caminho para o bem-estar
A meditação por outro lado é uma prática milenar presente em diversas culturas e tradições, com benefícios comprovados pela ciência para a saúde física, mental e emocional. Meditar pode harmonizar o humor, melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o estresse.
O curso de meditação, também com 40 horas de duração, aborda as experiências das Pics no SUS, discute a PNPIC e aprofunda os conceitos e estudos sobre a prática. Os materiais incluem textos, vídeos, entrevistas, estudos de caso, atividades práticas e avaliações optativas.
Ambos os cursos foram estruturados para oferecer uma visão abrangente e aprofundada das práticas integrativas, promovendo uma melhor compreensão dos benefícios e aplicações tanto para profissionais de saúde quanto para o público geral.
Por que se inscrever?
De acordo com o Ministério da Saúde, além de ampliar seu conhecimento, esses cursos são uma oportunidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, tanto pessoal quanto comunitária. Ou seja, não perca a chance de aprender técnicas que podem transformar seu dia a dia e promover um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Clique aqui para se inscrever!