CSN assina contrato para fornecer 10 milhões de toneladas de minério para empresa anglo-suíça

CSN

Acordo é uma extensão de fornecimento com a Glencore, já que em fevereiro outro contrato já previa o venda de 22 milhões de toneladas por cinco anos.

A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Glencore Xstrata fecharam ontem, sexa-feira (12/07), conversas para ampliação de um contrato de fornecimento de minério de ferro durante um período de 5 anos.
A Glencore é uma empresa multinacional anglo-suíça de commodities de mineração com sede internacional em Baar, na Suíça, que trabalha também com metais, produtos agrícolas e energia.

A CSN divulgou nota comunicando que o contrato prevê o pré-pagamento de US$ 250 milhões para fornecer mais 10 milhões de toneladas de minério em cinco anos.
O comunicado dizia também que: “Essa nova parcela já reflete o melhor perfil de crédito da CSN ao embutir menores custos financeiros e consiste em um passo adicional da companhia em direção a uma estrutura de capital saudável e sustentável, como parte de seu plano de desalavancagem previamente divulgado ao mercado”.

O Contrato anterior

A CSN já havia, em fevereiro passado, fechado negócio com a Glencore Xstrata, envolvendo pré-pagamento da ordem de US$ 500 milhões pelo fornecimento de 22 milhões de toneladas também por cinco anos.

O Presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, já havia anunciado que a empresa e a Glencore estavam bem próximas de um fechamento de um novo contrato.

Segundo analistas, a união de Glencore e Xstrata cria a empresa de commodities mais completa em termos geográficos e de portfólio. Enquanto a Glencore se especializou em produtos agrícolas e energia, a Xstrata tem feito amplos investimentos em reservas de carvão, cobre e níquel na África, América do Sul e Ásia.

O Grupo Glencore Xstrata tem o Brasil como um de seus principais focos de investimentos.

Leia também ! Audiência Pública para implementação das Termoelétricas em Macaé acontecerá no próximo dia 16 !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)