1. Início
  2. / Economia
  3. / Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em parceria inédita 
Tempo de leitura 3 min de leitura

Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em parceria inédita 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 31/07/2023 às 11:05
Correios, ApexBrasil e Shopee se unem para expandir mercado brasileiro no Sudeste Asiático em nova parceria inédita 
Foto: Divulgação

Correios, ApexBrasil e Shopee fecham parceria com foco em ampliar o comércio eletrônico brasileiro para diversos países do Sudeste Asiático.

Os Correios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Shopee, uma das maiores empresas de comércio eletrônico, se uniram em uma parceria estratégica para alavancar a exportação de produtos brasileiros para países do Sudeste Asiático.

Através da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), as três instituições atuarão em parceria para expandir e promover as vendas de empresas do país em mercados do Sudeste Asiático como Indonésia, Filipinas, Malásia, Taiwan, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Acordo entre Correios, Shopee e ApexBrasil prevê várias iniciativas

Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, afirma que esta parceria com a Shopee e ApexBrasil será essencial para abrir novos horizontes às pequenas e micro empresas do país, possibilitando que as mesmas acessem o mercado do sudeste asiático com o apoio logístico da empresa postal.

O executivo ressalta que esta parceria impulsionará o desenvolvimento de outras soluções inovadoras, ainda mais sintonizadas com as tendências do e-commerce cross border, em constante evolução. Afinal, é isso que os Correios têm entregado ao longo de seus 54 anos de existência: serviços e produtos alinhados com as demandas da sociedade.

O acordo entre os Correios, Shopee e ApexBrasil prevê ações como webinars de sensibilização e treinamento para empresas sobre marketplaces internacionais, adequação e suporte estratégico na plataforma Shopee e assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição através do Exporta Fácil.

A formalização do memorando acontecerá durante a 4ª edição do E-xport Meeting, encontro tradicional promovido pela ApexBrasil voltado à internacionalização das empresas brasileiras através do comércio eletrônico.

Parceria foca na melhor inserção do país no mercado do Sudeste Asiático

A parceria incluirá a realização de um projeto piloto crossborder voltado a empresas brasileiras interessadas em exportar para Singapura, no Sudeste Asiático. Neste projeto, até 10 empresas com potencial exportador serão selecionadas, e o processo de exportação terá início já no segundo semestre de 2023.

O foco é mapear as principais dificuldades na venda de produtos brasileiros na região e identificar as melhores oportunidades de atuação através do comércio eletrônico, com vista em facilitar o acesso de mercadorias brasileiras a Singapura e expandir o número de empresas atendidas.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, enfatiza a importância dessa parceria para uma melhor inserção do país no mercado global de comércio eletrônico, principalmente no Sudeste Asiático, que apresenta um potencial alto de crescimento nos últimos anos.

A ApexBrasil tem como objetivo qualificar as empresas do país e expandir sua competitividade para ampliar sua presença no exterior, e a parceria com a Shopee e os Correios é um passo importante nesse sentido. Felipe Lima, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios na Shopee, acredita que a parceria inédita trará grandes oportunidades para empreendedores brasileiros expandirem seus negócios internacionalmente.

A companhia já conta com experiência de transformar vendedores em histórias de sucesso e, com essa colaboração, os empreendedores brasileiros poderão aproveitar o mercado promissor do Sudeste Asiático.

Exportações do Brasil atingem US$ 26,6 bilhões em 2022

Com a parceria entre os Correios, ApexBrasil e a Shopee, a expectativa é que os produtos brasileiros conquistem novos mercados no Sudeste Asiático, alavancando o comércio internacional e consolidando a presença do país no exterior.

A parceria representa uma oportunidade estratégica para as empresas brasileiras aproveitarem o crescente interesse dos consumidores da região asiática pelos produtos brasileiros de qualidade.

O setor externo continua apresentando comportamento resiliente apesar das incertezas e turbulências externas e internas. O saldo comercial em dezembro do último ano foi de US$ 4,8 bilhões, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O valor das exportações atingiu US$ 26,6 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 21,9 bilhões.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos