Consumidores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram tarifa da conta de energia mantida até o dia 20; quando deve ter novo reajuste
Com a crise econômica se agravando, o que as pessoas menos querem ouvir falar é sobre o aumento de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer decidir até o dia 20 de abril as regras que serão aplicadas na tentativa de diminuir a porcentagem de aumento na conta de luz. Algumas distribuidoras poderão aumentar em até 27% a conta de energia.
Aneel prorroga tarifa atual de conta de luz
A Aneel anunciou ontem que as seguintes concessionarias tiveram prorrogadas a tarifa atual da conta de luz: Energisa Mato Grosso, Energisa Mato Grosso do Sul e CPFL Paulista. A Energisa Mato Grosso atente um total de 1,5 milhão de unidades consumidoras, a Energisa Mato Grosso do SUL atende 1 milhão de unidades, enquanto a CPFL Paulista atende cerca de 4 milhões de unidades em São Paulo.
Porque o Aneel decidiu prorrogar a tarifa atual?
A direção da autarquia decidiu prorrogar a tomada para evitar que as pessoas pagasse um aumento bem maior do que a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), mostra em prévia divulgada no mês passado que a alta no período é de 5,57%. André Pepitone, diretor geral da Aneel, disse que as regras novas estão sendo tomadas para que todos os reajustes não ultrapassem a casa de 1 dígito. Ele destacou que estão trabalhando duro para evitarem a escalada do aumento da conta: “para conter esta escalada tarifária, e para que isso fosse possível precisávamos de alguns dias para que a gente pudesse trabalhar nos cálculos”.
- iPhone 14 Pro Max por R$ 800: Receita Federal anunciou o último leilão do ano com preços incríveis; confira
- Petrobras tem plano ambicioso de ter 15 NOVAS plataformas para gerar empregos e se consolidar como uma das maiores petroleiras do mundo
- Você sabia? Lei proíbe transporte remunerado de passageiros em MOTOS e pode render MULTAS de R$ 4 mil!
- Carrefour e Atacadão sofrerão boicote no Brasil? Governador propõe retaliação comercial ao Carrefour após declarações sobre carne do Mercosul
No seu site oficial, a Aneel informou que está trabalhando para evitar um aumento desenfreado da tarifa da conta de luz: ”A crise gerada pela pandemia acarretou forte pressão sobre as tarifas de energia. Por essa razão, a ANEEL tem estudado intensamente alternativas para combater o efeito da pandemia nas tarifas pagas pelos consumidores de energia elétrica.”
Uma das formas que está sendo usada para evitar um aumento gigantesco da conta de luz é a devolução de valores mais cobrados nos últimos anos pelo PIS/PASEP e da CONFINS. Esses valores são maiores do que 50 bilhões de reais. A própria Aneel disse em fevereiro que uma das formas de devolver os valores aos consumidores eram abatendo de reajustes futuros essa quantia. Várias outras ações para tentar evitar o aumento gigante da conta de luz poderá ser visto no site da Aneel.