1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Construção de usina de hidrogênio verde no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, está sendo analisada por empresas
Tempo de leitura 2 min de leitura

Construção de usina de hidrogênio verde no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, está sendo analisada por empresas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/03/2021 às 14:36
Construção- usina de hidrogênio - Porto do Açu
Porto do Açu/ Fonte: reprodução – Via Google

A Porto do Açu Operações e a Fortescue assinaram um memorando no qual avaliam a construção de um usina de hidrogênio no Rio de Janeiro

Controlada pela Prumo Logística, a Porto do Açu Operações, juntamente com a Fortescue Future Industries, assinaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade da construção de uma usina de hidrogênio verde de 300 megawatts (MW) no local. O documento ainda possui outros projetos, de energia solar e eólica, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Usina de hidrogênio no plano de neutralização de carbono

A mineradora australiana Fortescue, que é dona da Fortescue Future Industries, tem como plano a construção de uma usina de hidrogênio verde no Brasil, para atingir a meta de neutralidade de carbono.

A companhia que é a quarta maior produtora de minério de ferro do mundo, anunciou que planeja atingir a neutralidade de carbono até 2030 e espera atingir sua meta original em dez anos. Como parte da meta, a empresa planeja produzir hidrogênio verde em escala comercial até 2023.

Porto do Açu e fontes renováveis

A disponibilidade de hidrogênio verde e energia renovável promoverá ainda mais a industrialização sustentável do Porto do Açu, incluindo a produção de aço verde, fertilizantes, produtos químicos, combustíveis e outros produtos manufaturados.

De acordo com os termos do memorando de entendimento, o hidrogênio será destinado à produção de 250 mil toneladas de amônia por ano, amplamente utilizada na área de fertilizantes agrícolas. O CEO da Açu, José Firmo, disse em uma entrevista conjunta que a própria usina será movida por projetos eólicos e solares.

Em fevereiro, a norueguesa Equinor assinou um memorando de entendimento à parte, para avaliar a construção de uma usina solar no Porto do Açu. Caso o projeto se concretize, o porto irá receber grsndes investimentos na construção dos projetos.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos