Conheça as técnicas sobre alpinismo industrial na construção civil e outras áreas

Paulo Nogueira
por
-
31-03-2020 13:43:34
em Indústria e Construção Civil
construção civil alpinismo industrial trabalho

Se você atua em algum edifício ou estabelecimento com muitos metros de altura ou até mesmo em construção civil, então você já deve ter visto algum profissional do ramo de alpinismo industrial executando suas atividades, não é mesmo? E se você ainda não viu em seu trabalho, talvez você possa ter visto em algum filme popular. Afinal de contas, o alpinismo industrial se trata de um trabalho diferenciado e que também requer técnicas e equipamentos diversos.

Artigos recomendados

Os profissionais do ramo de alpinismo industrial literalmente trabalham “nas alturas”, e por essa razão, toda empresa responsável pela execução dessas atividades deve tratar os processos com a maior segurança, cuidado e planejamento possível.

E por ser um trabalho totalmente fora do tradicional, nós produzimos esse conteúdo e vamos te explicar todos os detalhes sobre essa atividade: sobre o que ela se trata, qual os principais cuidados e suas diversas vantagens.

Se você quer conhecer mais sobre esse ramo de atuação, não deixe de acompanhar nosso conteúdo! Vamos nessa?

O que é alpinismo industrial?

Antes de tudo, vamos explicar sobre o conceito desse setor. Por sua vez, o alpinismo industrial se trata de executar uma série de serviços nas alturas de um prédio ou edifício.

Muitas pessoas acreditam que o trabalho dos profissionais de alpinismo industrial está ligado a limpeza de prédios. Já outras afirmam que eles trabalham no ramo de construção civil.

No entanto, o alpinismo industrial realiza muito mais serviços fora estes. Tudo que permite que os trabalhadores alcancem locais altos demais ou de difícil acesso pode ser considerado um trabalho de alpinismo industrial.

O técnico alpinista normalmente realiza suas atividades por meio de uma corda de segurança e outros equipamentos que dão o suporte necessário para que ele se movimente com agilidade e rapidez.

E por ser um trabalho que exige muita segurança, hoje em dia podemos encontrar uma série de empresas que são especializadas no setor, e que oferecem serviços com maior qualidade.

Em quais projetos o alpinismo industrial é requisitado?

O setor de alpinismo industrial, por ser algo muito específico e que envolve muita complexidade, é considerado um serviço a ser terceirizado pela maioria das empresas de construção civil e outros ramos.

Todos os projetos que envolvam a necessidade de elevação ou de plataformas que sobem e descem, consequentemente também necessitam dos serviços de alpinismo industrial.

Os principais projetos que envolvem a atividade são a inspeção, manutenção e construção de edifícios, por exemplo. Até mesmo para a construção de pontes e viadutos, o alpinismo também possui atuação.

Um dos serviços mais comuns do alpinismo industrial também é a limpeza, pintura, soldagem e reparação de prédios e indústrias, como as que fabricam circuito impresso, por exemplo.

Além disso, todos esses serviços são realizados por profissionais e técnicos especializados no setor.

Quais os principais equipamentos do alpinismo industrial?

Para que seja realizado os serviços de alpinismo industrial com segurança em qualquer projeto, como as obras de construção civil, por exemplo, é necessário de uma série de equipamentos. São eles:

Equipamento de proteção individual

Os equipamentos de proteção individual, como o próprio nome já diz, se tratam de equipamentos que promovem mais segurança para os trabalhadores.

Com eles, os funcionários conseguem exercer suas atividades sem imprevistos ou acidentes. Alguns dos equipamentos de proteção individual mais utilizados são:

  • Capacete de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Protetor auricular em forma de concha;
  • Calçados de segurança;
  • Luvas de raspa;
  • Avental de raspa;
  • Protetor facial;
  • Máscara filtradora; entre outros.

Equipamentos próprios do alpinismo industrial

Além dos equipamentos de proteção individual, também há os equipamentos próprios para que os profissionais de alpinismo industrial realizem suas funções. São eles:

  • Cinto paraquedista: Também conhecido como cintos de corpo Inteiro ou haste completa, o cinto paraquedista promove melhor posicionamento para os profissionais. Ele também isenta todos os riscos de queda.
  • Cordas semi-estáticas: Essa é uma das ferramentas principais do alpinismo industrial nas obras de construção civil. Ela garante a segurança, estrutura e resistência necessária.
  • Trava quedas: Esse equipamento é utilizado como um cinto e garante que o trabalhador tenha mais flexibilidade e, ao mesmo tempo, mais rigidez contra possíveis quedas. A principal função do trava quedas é travar automaticamente os possíveis impactos dos profissionais.

Também existem outros equipamentos próprios e personalizados em uma empresa de alpinismo industrial.

Além disso, outro fator importante para a segurança dos funcionários é a importância da presença de um técnico de segurança do trabalho, ou um técnico de enfermagem no local de operação.

Isso, pois todo cuidado ainda é pouco quando se trata da vida de um profissional. Por isso, se você é uma empresa de aluguel de compressor e quer contratar serviços de alpinismo, por exemplo, lembre-se que a empresa também deve ter técnicos especializados em saúde.

Quais as vantagens do alpinismo industrial?

Por fim, o alpinismo industrial em obras de construção civil, entre outros projetos, oferece uma gama de vantagens.

Uma delas é o ótimo custo-benefício. Terceirizar um serviço para ter mais segurança é vantajoso para qualquer obra e projeto.

Além disso, os serviços especializados também oferecem mais qualidade e eficiência em suas operações e ainda promovem a segurança necessária para prevenir possíveis acidentes.

Para altitudes muito elevadas, o alpinismo industrial é a solução ideal. Por meio dele, sua obra fica mais produtiva e com mais comodidade para todos os funcionários presentes no local.
[adrotate group=”32″]
Outro benefício é a facilidade em todos os cantos do ambiente que os profissionais de alpinismo possuem. Eles terão todos os equipamentos para fazer com que seus objetivos sejam alcançados com eficácia.

Por fim, o alpinismo industrial é essencial para diversas empresas. É por meio dele que a segurança, qualidade e rapidez é garantida.

Agora que você já sabe tudo sobre o alpinismo industrial, os projetos mais requisitados, os equipamentos necessários e suas diversas vantagens, o que está esperando para contratar esses profissionais?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos muito saber sobre a sua opinião. Também não deixe de acompanhar a nossa plataforma online para estar por dentro de todos os conteúdos!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe