1. Início
  2. / Economia
  3. / Confronto entre Governo Federal e Túlio Gadêlha por exploração de petróleo e gás em Fernando de Noronha pode atrapalhar rodadas de licitações da ANP
Tempo de leitura 4 min de leitura

Confronto entre Governo Federal e Túlio Gadêlha por exploração de petróleo e gás em Fernando de Noronha pode atrapalhar rodadas de licitações da ANP

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/04/2021 às 09:22
Atualizado em 16/04/2021 às 00:23
Túlio Gadelha
Túlio Gadelha

O deputado Federal Túlio Gadelha, do Partido Democrático Trabalhista, PDT, entrou com uma ação no STF pedindo que seja suspenso o leilão de blocos de petróleo e gás em Fernando de Noronha. O deputado e o partido entendem que caso isso prossiga, haverá um verdadeiro desastre ambiental. O governo federal, junto com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), são os responsáveis pelo leilão.

A ação de Túlio Gadelha no STF visa impedir que o leilão de blocos de petróleo e gás de Fernando de Noronha aconteça. A ação também abrange a Bacia de Pelotas, no sul do país. O PDT entende que o leilão que deve ser feito pena ANP e o governo federal não teve nenhuma analise sobre os impactos ambientais com a exploração de petróleo e gás.

A exploração da Bacia Potiguar, que fica a cerca de 100 KM da costa brasileira, atingirá o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a reserva biológica Atol das Rocas. Essas duas áreas fazem parte do patrimônio natural e histórico do Brasil. São 14 os locais indicados para a exploração de petróleo e gás na bacia Potiguar. Porém, o mesmo local existe nada menos que 89 espécies que são ameaças de extinção. 32% dessas especiais estão em uma situação critica de perigo de extinção, 20% em perigo e 48% espécies vulneráveis.

Risco ao meio ambiente com a exploração de petróleo e gás

Túlio Gadelha ainda afirmou que as ações levariam a risco de vazamento, prejudicando não somente o meio ambiente, mas também outras áreas econômicas: ”O risco de vazamento em grandes proporções pode prejudicar atividades econômicas como turismo e a pesca, bem como causar um desequilíbrio ambiental imensurável. Em 2019 tivemos o maior desastre ambiental nas águas marinhas brasileiras, gerando prejuízos imensuráveis para o meio ambiente, economia e turismo. Não podemos permitir que isto aconteça novamente”.

A ação do deputado Túlio Gadelha também leva em consideração ações civis publicas federais dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Elas apontariam erros no processo da 17ª rodada de concessão da ANP para a exploração de petróleo e gás. ”É imprescindível evitar danos irreversíveis e que poderão causar centenas de bilhões em prejuízos’‘, ressaltou Juliano Bueno de Araújo, diretor do Instituto Internacional Arayara e do Observatório do Petróleo e Gás.

Desde que surgiu a notícia de que as áreas citadas acima poderiam ser exploradas em busca de petróleo e gás os ambientalistas cobraram a falta de estudos sobre o impacto ambiental temendo um desastre naqueles local. O diretor ainda fez criticas as falhas nos estudos e até a falta deles. Ele acredita que essa situação cause um risco até junto a investidores e financiadores, bem como prejudica as relações internacionais do Brasil.

Vídeo sobre ambientalistas preocupados com a exploração em Fernando de Noronha

https://www.youtube.com/watch?v=Ev5A2OtJIs4
Leilão de petróleo e gás é criticada por ambientalistas/ Fonte: Jornal Nacional 

”As falhas nos estudos e a falta deles nos traz uma situação de riscos inclusive junto aos investidores e financiadores, bem como coloca as relações internacionais do Brasil em xeque mais uma vez”, disse o diretor. O Brasil participará da cúpula do clima e o governo será cobrado por ações contra o desmatamento ilegal e mais cuidados com o meio ambiente. Hoje, os Estados Unidos já começam a pressionar o governo em busca de uma mudança de posicionamento nesta questão. Caso não faça nada, certamente algumas ações começarão a ser tomadas contra o atual governo.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos