Menu
Início Concurso Embrapa confirmado com mais de 850 vagas para candidatos de ensino técnico e superior

Concurso Embrapa confirmado com mais de 850 vagas para candidatos de ensino técnico e superior

10 de agosto de 2023 às 17:45
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Concurso Embrapa confirmado com mais de 850 vagas para candidatos de níveis médios, técnicos e superiores  
Foto: Divulgação

Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, anunciou a chegada de um novo concurso público para efetivos com mais de 850 vagas. A expectativa é que este número possa ser ainda maior.

Após 15 anos sem contratar novos funcionários, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA está com planos de realizar um novo concurso já em 2024 com foco em efetivos. A estimativa é que o concurso público da Embrapa disponibilize cerca de 890 vagas, de forma escalonada.

Cargos ofertados no Concurso Embrapa

A informação foi divulgada por Silvia Massruhá, presidente da empresa, em entrevista. Os cargos disponibilizados no concurso público serão os de técnico, analista e pesquisador, assim como previsto no estudo de impacto orçamentário, que foi noticiado pela Folha Dirigida por Qconcursos.

Artigos recomendados

As 890 vagas do concurso Embrapa serão preenchidas entre os próximos 4 anos, de 2024 a 2027. A estimativa da presidente da Embrapa é que as inscrições sejam abertas já no primeiro semestre do próximo ano.

A presidente também afirma o dado que consta no estudo, de que a realização de um novo Concurso Embrapa já foi aprovada pelo governo federal. A sinalização do aval foi dada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

É importante salientar que a Embrapa sofreu diversas saídas nos últimos anos devido a um Plano de Demissão Incentivada (PDI). Silvia destaca que a entidade teve um programa de demissão voluntária em 2019. Saíram algumas pessoas que já estavam para se aposentar.

No total, 1.100 pessoas saíram. Apesar da presidente ter citado um concurso público com 890 vagas, o estudo realizado com o impacto orçamentário prevê a possibilidade de 1.126 contratações ao longo da validade.

Embrapa não abre concursos há 14 anos

O último concurso Embrapa foi realizado em 2009, quando foram abertas 680 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. O processo seletivo já está finalizado e não há mais cadastro reserva válido que possibilite novas convocações. Além da atual presidente, a antiga gestão também era favorável ao concurso e chegou a falar sobre a possibilidade de novas contratações. O ex-presidente, Celso Moretti, revelou que é necessário acontecer um concurso público o quanto  antes e sinalizou sobre a existência de estudos nesse sentido.

Segundo Moretti, na época, é necessário, sim, realizar um novo concurso. A empresa já estuda a possibilidade e a próxima diretoria que assumir deve tocar este processo à frente, para contratos, estratégicas para o agro brasileiro, para a agricultura brasileira, para pesquisas, para o desenvolvimento. Então, isso já está sendo discutido.

Concurso público vem sendo solicitado desde 2021

Em 2021, o senador Chico Rodrigues solicitou ao Governo Federal autorização para que um novo concurso Embrapa fosse realizado. Na época, Rodrigues afirmou que o Governo Federal precisa acordar para que seja autorizado este concurso, para que a Embrapa possa promover seus quadros com profissionais do mais alto padrão científico e técnico.

Foram discutidas iniciativas com vários pesquisadores da empresa e há um grito para que este problema seja resolvido o mais rápido possível, visto que está se perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional.

No mesmo ano, uma portaria publicada no Diário Oficial da União fixou o novo limite de pessoal do concurso Embrapa em 8.934 vagas, entre permanentes e temporários. A Embrapa é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, que foi desenvolvida em 1973 com foco no desenvolvimento da base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical.

A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, energia e fibra. Na execução desta tarefa, a entidade se baseia na Excelência científica em pesquisa agropecuária, sustentabilidade ambiental, aspectos sociais, qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações, entre outros.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar