Compacto e com três rodas, o carro elétrico nacional Kers Wee já pretende pegar o lugar de carro elétrico mais barato do Brasil, lugar que atualmente está sendo ocupado pelo JAC E-JS1, custando R$ 165 mil.
O carro elétrico, com formato de triciclo invertido, terá valor inicial estimado entre R$ 95 mil e R$ 100 mil, mas é possível que o mesmo seja vendido a R$ 93 mil. O Kers Wee é um ultracompacto, com capacidade de comportar até dois passageiros. O foco central de sua criação é que este carro elétrico seja exclusivo para aplicativos ou até mesmo para locação, sendo uma forma de solucionar o caos nos grandes centros urbanos. O CEO da Kers, Carlos Motta, explicou que não há como fugir da atual situação do planeta, que está cobrando soluções ambientais sadias. Ele disse ainda que o carro elétrico Wee, criado pela Kers, é o que chamou de “ferramenta essencial” para que uma evolução correta de pensamento ambiental aconteça, e sem duvidas será o carro elétrico mais barato do Brasil.
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Entenda como a fabricante Kers atua no país
A Kers é uma startup originária do Paraná e o modelo Wee é seu primeiro veículo criado. De acordo com Motta, a Kers foi fundada com o intuito de focar na busca por soluções ambientais sustentáveis, e a ideia de desenvolver um carro elétrico dentro da startup já existe há mais ou menos 15 anos.
Na constante busca por uma solução ambiental sustentável para o mundo, a Kers aposta alto no desenvolvimento de produtos que possam contribuir com o ‘desenrolar’ dessas soluções.
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A sigla Kers significa Kinetic Energy Recovery System (sistema de recuperação de energia cinética), que é o processo de recuperação de energia quando o carro é freado. Já o nome do carro elétrico, o Wee, está relacionado ao seu tamanho, que em dialeto escocês significa “minúsculo”. O carro elétrico mais barato do Brasil na atualidade terá autonomia para pelo menos 200 km, com 100 km/h de velocidade máxima e carrega em no máximo 8 horas.
Custos de fabricação do carro elétrico nacional da Kers
De acordo com a Kers, seu carro elétrico possui custo de fabricação 60% menor do que o seu principal rival, além de reduzir em até 80% os gastos com reabastecimento. O projeto de criação do Wee teve a colaboração da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Unioeste e Instituto Inbramol.
Segundo Motta, o carro elétrico não polui justamente porque utiliza energia elétrica, porém, ao longo de sua construção, existe uma série de processos que poluem sim. Devido a isso, a cada modelo do Wee que for colocado nas ruas, no mínimo 50 árvores serão plantadas dentro da reserva ambiental Nascentes do Rio Açungui, em Campo Largo/PR, para neutralizar o carbono.
Além disso, será desenvolvido também um plano de reciclagem para ser aplicado quando o Wee chegar ao fim de seu ciclo de vida. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto Brasil de Mobilidade resolveram entrar nessa causa e remodelaram o carro elétrico nacional da Kers com novas tecnologias 100% brasileiras.
Desenvolvimento da parte elétrica do Wee
Os pesquisadores da Unioeste ficaram responsáveis pelo desenvolvimento da parte elétrica e sua automação, fazendo com que seja viável a possibilidade de transformar o carro elétrico Wee em um veículo totalmente autônomo.
O mestre em Engenharia de Energia Cristiano Lewandoski teve um dos projetos do seu doutorado aplicados na automação e na parte elétrica do carro. Segundo Cristiano, as tecnologias aplicadas são: automação 4.0 – que une tecnologias de nuvem, internet e inteligência artificial – que ajuda na economia de bateria, além de dar maior autonomia, navegação autônoma e sistema de estacionamento inteligente.