Nuvem e energia eólica – A Casa dos Ventos foi responsável por mais de 30% dos 600 parques de energia eólica no país em operação. Estes parques de energia eólica terão capacidade instalada de 17,9 GW, e representarão em torno de 10% de toda a energia produzida no país.
Quer saber como a Casa dos ventos utiliza o poder de uma Nuvem? A energia eólica é produzida por intermédio da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Contido neles, a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é uma energia abundante, renovável e totalmente limpa. Embora pareça nova, esse tipo de energia renovável é usada para mais de 3 mil anos. Na antiguidade, ela era utilizada por meio de moinhos de vento, que serviam para bombeamento ou drenagem de água, para moer grãos e outras atividades que dependiam somente da força mecânica.
Leia também
Casa dos Ventos – pioneira em projetos eólicos
A casa dos ventos é uma das pioneiras e maior em desenvolvimentos de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a casa dos ventos é responsável pela maior rede de projetos que vendeu energia nos leilões e no ambiente de contratação livre.
Os empreendimentos da Casa dos Ventos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam cerca de 30% de todos os parques eólicos em implantação ou em operação no país.
-
Mesmo sendo vitrine global em energias renováveis, o Brasil abriu o bolso e importou US$ 2,62 bilhões em painéis solares da Ásia só em 2024 — dependência exposta em relatório da PV Magazine
-
Energia solar e eólica ultrapassa um terço da matriz elétrica no Brasil
-
Fluke na FIEE 2025: termografia, acústica, automação e energia solar com demonstrações no São Paulo Expo
-
Ele fundou a NASA, foi expulso dos EUA como “espião” e agora a China transforma seu sonho em realidade com dirigíveis que captam energia dos ventos mais poderosos da Terra
Casa dos ventos utiliza nuvem para impulsionar os seus projetos
Tendo parques com telemetrias gigantescas, a casa dos ventos vê um desafio para monitorar todos os dados desses pontos de medição, a solução foi a nuvem, e especifico o google cloud. Uma ferramenta mais complementar e mais adequada para o uso.
A nuvem possibilitou a melhoria dos cálculos para melhoria de monitoramento, a casa dos ventos processou mais de 20 anos de históricos de dados em 2 horas na nuvem, e isso trouxe um impacto considerável na precisão de monitoramento. A nuvem como já foi dita, sendo mais especifico o Google Cloud, é uma ferramenta da empresa multinacional norte-americana Google.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.