Nuvem e energia eólica – A Casa dos Ventos foi responsável por mais de 30% dos 600 parques de energia eólica no país em operação. Estes parques de energia eólica terão capacidade instalada de 17,9 GW, e representarão em torno de 10% de toda a energia produzida no país.
Quer saber como a Casa dos ventos utiliza o poder de uma Nuvem? A energia eólica é produzida por intermédio da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Contido neles, a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é uma energia abundante, renovável e totalmente limpa. Embora pareça nova, esse tipo de energia renovável é usada para mais de 3 mil anos. Na antiguidade, ela era utilizada por meio de moinhos de vento, que serviam para bombeamento ou drenagem de água, para moer grãos e outras atividades que dependiam somente da força mecânica.
Leia também
Casa dos Ventos – pioneira em projetos eólicos
A casa dos ventos é uma das pioneiras e maior em desenvolvimentos de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a casa dos ventos é responsável pela maior rede de projetos que vendeu energia nos leilões e no ambiente de contratação livre.
Os empreendimentos da Casa dos Ventos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam cerca de 30% de todos os parques eólicos em implantação ou em operação no país.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Casa dos ventos utiliza nuvem para impulsionar os seus projetos
Tendo parques com telemetrias gigantescas, a casa dos ventos vê um desafio para monitorar todos os dados desses pontos de medição, a solução foi a nuvem, e especifico o google cloud. Uma ferramenta mais complementar e mais adequada para o uso.
A nuvem possibilitou a melhoria dos cálculos para melhoria de monitoramento, a casa dos ventos processou mais de 20 anos de históricos de dados em 2 horas na nuvem, e isso trouxe um impacto considerável na precisão de monitoramento. A nuvem como já foi dita, sendo mais especifico o Google Cloud, é uma ferramenta da empresa multinacional norte-americana Google.