A Paper Excellence está com planos de investimentos bilionários em uma nova fábrica de celulose que criará milhares de empregos. O Mato Grosso do Sul está na lista dos que podem receber o empreendimento.
A Paper Excellence anunciou recentemente seus planos de investir cerca de 4 bilhões de dólares em uma nova fábrica de celulose no país. Nos bastidores, governadores articulam propostas para “levar para casa” 2,5 milhões de empregos diretos e R$ 20 bilhões, que serão gerados pela indústria de celulose. A multinacional confirmou que mantém conversas com governadores com foco em avaliar o potencial de cada região para receber a indústria.
Mato Grosso do Sul poderá receber nova fábrica de celulose da Paper Excellence
Ainda em fase inicial, não foi confirmado ainda o tamanho da indústria e nem a estimativa de quando as obras terão início. O Mato Grosso do Sul compõe a lista de estados que estão disputando o investimento, que trará milhares de empregos, mas com o know-how de quem conta com três unidades industriais de celulose e mais uma já em desenvolvimento.
A assessoria da Paper Excellence afirma que o estado está no radar, como um dos principais polos produtores de celulose do mundo.
- Mesmo com crises recorrentes na Argentina, pobreza no Brasil continua sendo maior
- Nova regra do governo deixará MILHÕES de brasileiros sem o tão aguardado abono salarial
- Paulo Guedes expõe PLANO SOMBRIO de Lula e do PT que ameaça a ECONOMIA BRASIL
- O mega projeto de 100 BILHÕES da China que vai transformar o Nordeste na região MAIS RICA do Brasil
As três plantas industriais produtoras de celulose em Mato Grosso do Sul são responsáveis pela produção de 4,95 milhões de toneladas anualmente. O valor representa 25% de toda a produção do país de celulose. Tal produção levou o estado à colocação de maior exportador de celulose do Brasil, onde está desde 2018. Na produção total anual, 28% é voltada ao exterior.
Os dados são do Governo do Estado, através do Plano Estadual de Florestas Plantadas. O estado conta com 1.136 milhão de hectares de floresta plantada, segundo dados de 2019. Do total, 895 mil hectares são de eucaliptos com mais de 6 anos, sendo este, perfeito para receber a nova fábrica de celulose da Paper Excellence, gerando milhares de empregos.
Empresa se compromete com o Mato Grosso do Sul
Investimentos em uma nova fábrica de celulose são sempre um investimento de longo prazo e muito planejados. Seu principal motivo é o eucalipto, são em média seis anos para o primeiro corte de eucalipto e, na prática, significa que a falta de florestas plantadas pode tornar o investimento inviável. A estimativa do Governo do MS é que uma indústria de celulose necessite de 250 mil hectares de eucalipto plantados para começar a produção.
Há anos, a Paper Excellence enfrenta uma guerra na justiça com a J&F pelo controle da Eldorado Brasil. O impasse tem travado a duplicação da planta industrial localizada em Três Lagoas, que já tem projeto pronto para ser executado. A Paper Excellence se comprometeu com o governo do estado para duplicar a fábrica da Eldorado, em Três Lagoas, quando a disputa judicial se finalizar.
O projeto da segunda linha de produção da Eldorado está finalizado, licenciado em termos ambientais e pago. Na estimativa do Governo do Estado, em valores atuais, o investimento da Eldorado na expansão da unidade ultrapassaria os R$ 10 bilhões. A unidade possui capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose anualmente.
Sobre a Paper Excellence
A Paper Excellence começou suas atividades em 2006, com a compra da primeira fábrica de celulose em Meadow Lake, Canadá. De lá para cá, a empresa cresceu através de investimentos e compras estratégicas de fábricas de papel e celulose nas Américas e na Europa.
A companhia é a maior produtora de celulose de fibra longa do Canadá. São 12,8 milhões de toneladas de papel e celulose produzidas anualmente e todas as suas operações florestais possuem certificação internacional.