Os proprietários de plataformas de armazenamento offshore, Prosafe e Floatel, concordaram em fundir empresas no que eles dizem ser uma “fusão de iguais”.
“O objetivo é criar uma empresa mais robusta, com serviços e presença geográfica melhorados, capaz de sustentar uma desaceleração cíclica prolongada e desafiar os mercados de acomodações offshore”, disse a Prosafe em um comunicado na noite de segunda-feira.
A Prosafe adquirirá a Floatel com consideração nas ações da Prosafe, através das quais os principais acionistas da Floatel se tornarão grandes acionistas da Prosafe. A transação é unanimemente apoiada e recomendada pelo conselho de administração das duas empresas.
“A necessidade de consolidação nos serviços petrolíferos é bem conhecida. Consideramos esta transação não apenas estrategicamente sólida, mas também necessária para adaptar-se às mudanças significativas em nossos mercados e cenário competitivo nos últimos anos ”, diz Glen Ole Rødland, presidente do conselho da Prosafe SE.
A Prosafe disse que a empresa resultante da fusão teria a frota mais moderna e flexível do mercado global, com custos mais baixos, maior presença geográfica e oferta de clientes fortalecida.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Como um píer flutuante inovador está salvando Manaus da seca histórica? Descubra a solução que está transformando a logística no Amazonas!
- Mato Grosso do Sul abre mais de 7 mil vagas de emprego! Veja como garantir a sua oportunidade e impulsionar sua carreira
- Qualificação profissional para quem quer TRANSFORMAR sua carreira! O Senac abre inscrições para CURSOS GRATUITOS de gastronomia, vendedor especialista, farmácia e mais; Veja como participar!
Se todas as condições forem atendidas, incluindo autorizações de autoridades de concorrência na Noruega e no Reino Unido, consentimentos necessários de seus credores e aprovações de acionistas, a transação deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2019.
“Impulsionar a motivação para fundir são as mudanças fundamentais e duradouras no mercado de embarcações de acomodação offshore após a queda do preço do petróleo em 2014. A menor atividade na exploração, produção e manutenção, combinada com amplas melhorias de eficiência entre as companhias de petróleo levou para intensificar significativamente a competição por “camas no mar”, disse Prosafe.
“2014 foi uma mudança de paradigma que desencadeou uma recessão sem precedentes e mudanças duradouras na indústria do petróleo. Também enfrentamos uma concorrência muito mais difícil do que antes, devido a um considerável excesso de capacidade de plataformas de perfuração e navios de abastecimento que agora estão sendo usados como acomodação temporária. Espera-se que esta situação continue ”, diz Rødland.
“Uma combinação de Prosafe e Floatel também poderá oferecer um produto melhor aos clientes, através de uma frota mais flexível e geograficamente diversificada. Em maior medida, ofereceremos a capacidade certa no momento certo em todas as regiões centrais para petróleo e gás offshore ”, afirma Rødland.
14 plataformas de alojamento offshore
A fusão criará a maior empresa de acomodação offshore do mundo, com a Prosafe atualmente possuindo e operando um total de nove unidades de acomodação offshore, cada uma com capacidade de 300 a 500 leitos, e tem opções para a entrega de duas novas construções nos próximos cinco anos. A frota da Floatel conta com cinco unidades, cada uma com capacidade para 440-550 leitos.
“Uma empresa incorporada terá, no início, a maior parte de sua atividade no Mar do Norte e no Brasil. Os contratos atuais da Prosafe na plataforma continental norueguesa expiram durante o primeiro semestre de 2019, enquanto os contratos da Floatel na mesma região expiram no terceiro trimestre de 2020, incluindo opções ”, disse Prosafe.
Após a conclusão, os acionistas da Prosafe e da Floatel, em uma base totalmente diluída (incluindo títulos conversíveis Prosafe e warrants Prosafe), detêm 55% e 45% do capital da empresa combinada, respectivamente.
O nome da empresa combinada será Prosafe SE, e as ações da companhia combinada continuarão a ser listadas na Bolsa de Valores de Oslo sob o código PRS.
- Petrobras põe à venda 22 campos de Petróleo na Bahia
- Empresa convoca profissionais para regime offshore no Rio de Janeiro
- Atenção profissionais de São Paulo a Usina Da Mata Açúcar e Álcool está contratando
- Governo anuncia medidas que retomarão a Construção Naval e indústria nuclear de Angra dos Reis
- Priner inicia processo seletivo de Escalador SR (N3) em 03 de Junho
- Brunel convoca hoje, 03 de junho, Enfermeiro Offshore