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Colombiana Ecopetrol compra fatia da Shell e da Chevron no campo de saturno

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 03/05/2019 às 01:00

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Campo de Saturno
Ecopetrol

Petroleira Colombiana negociava, desde 2018, compra de fatia das participações da Shell e da Chevron no campo de Saturno e fortalece sua presença no Pré-sal.

A Ecopetrol, empresa colombiana, comprou uma fatia de 5% de cada participação que possuem a Britânica Shell e a norte-americana Chevron no campo de Saturno, na bacia de Santos.
O negócio foi aprovado pela ANP que estava acordado desde o final de 2018, agora a Petroleira colombiana possui 10% do ativo, que agora tem a seguinte composição no consórcio: Shell, a operadora ficou com 45%, a Chevron também com 45% e agora a Ecopetrol com 10%.

Não se sabe detalhes sobres os valores que foram pagos na negociação desta fatia do campo de saturno, que foi adquirido no leilão da 5ª rodada de partilha da produção.

Na época, o ativo de Saturno foi arrematado pelas companhias britânica e norte-americana com bônus de US$ 3,125 bilhões e excedente em óleo de 70,2%, em uma disputa acirrada com um consórcio formado pela ExxonMobil dos EUA, com 64%, e a Qatar Petroleum International (QPI), com 36%.

Negócios no Pré-sal

Operar no sistema de partilha não é novidade para a Ecopetrol, a empresa já possui duas áreas no regime, pois também na 5ª rodada, a empresa arrematou 20% de Pau-Brasil, em parceria com a BP Energy (50%), que opera o ativo, e a CNOOC (30%).

Para adquirir a parcela no campo de Pau-Brasil, a empresa pagou bônus de assinatura no valor de R$ 500 milhões e excedente em óleo de 63,79%.

Com a confirmação do desfecho da negociação, o portfólio da Ecopetrol no Brasil aumentou para cinco blocos, sendo dois na bacia de Santos, um na Foz do Amazonas, um na de Potiguar e outro na bacia do Ceará.

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Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

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