1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carta de intenção de compra de 200 aeronaves elétricas é assinada pela Eve, da Embraer, e pela estadunidense GlobalX. Esta é apenas uma parcela dos mais de 1700 aviões elétricos que a Eve prevê entregar até 2026
Tempo de leitura 3 min de leitura

Carta de intenção de compra de 200 aeronaves elétricas é assinada pela Eve, da Embraer, e pela estadunidense GlobalX. Esta é apenas uma parcela dos mais de 1700 aviões elétricos que a Eve prevê entregar até 2026

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/03/2022 às 12:10
Embraer, Eve, aeronaves elétricas
Foto: Reprodução Google Imagens (via Eve Air Mobility)

A transação de aeronaves elétricas entre a GlobalX e a Eve, companhia da Embraer, irá expandir o mercado da estadunidense por todo o sul da Flórida

A companhia de mobilidade urbana da Embraer, a Eve, em parceria com a empresa estadunidense Global Crossing Airlines Group, Inc. (GlobalX), confirmaram, na última quarta-feira (16), que pretendem comprar até 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais, conhecidos como eVTOL, sigla em inglês.

Leia também outras notícias relacionadas:

Conforme a matéria original do site Exame, escrita por Luciana Lima, a demanda está inserida na lista de 1.785 solicitações de aeronaves elétricas que a Eve pretende vender nos próximos quatro anos. A finalização das negociações presentes na carta de intenções está suscetível à execução de decisões definitivas e ao recebimento de todas as licenças regulatórias necessárias.

Andre Stein, co-CEO da Eve, afirmou em uma nota no próprio site da empresa: “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a GlobalX, que maximizará nossos esforços para estruturar as operações de Mobilidade Aérea Urbana. A experiência deles como companhia aérea contribuirá para a expansão e a implementação do eVTOL da Eve na América do Norte”.

De acordo com o presidente e CEO da GlobalX, Ed Wegel, as aeronaves elétricas eVTOLs serão responsáveis por ampliar o mercado da companhia aérea estadunidense ao longo de todo o sul da Flórida, logo, levará clientes para voos nos Aeroportos de Miami e Fort Lauderdale, assim como voos locais dentro de Key West e Flórida Keys, Nápoles e Palm Beach.

Além disso, a companhia Embraer consolidou um consórcio para administrar projetos de Mobilidade Aérea Urbana entre o Centro de Convenções de Miami Beach e o Aeroporto Internacional de Miami, ou apenas MIA, como é conhecido. No acordo há também outras empresas americanas envolvidas, não só a brasileira, como a L3Harris Technologies e a SkySports, que estão relacionadas ao ramo de aeronaves elétricas.

Você já conhece a Eve? Assista ao vídeo do YouTube a seguir para saber mais sobre essa empresa de veículos aéreos para mobilidade urbana da Embraer, que vem inovando o mercado de aeronaves elétricas:

Devido ao avanço do projeto da fabricante brasileira, Embraer deve lançar avião turbo-hélice com capacidade entre 70 e 90 lugares ainda em 2022. O projeto da aeronave pretende revolucionar o transporte aéreo regional 

O presidente da Embraer, Arjan Meijer confirmou em entrevista ocorrida no Singapore Air Show que a empresa poderá lançar novo avião ainda em 2022, no mais tardar até meados do ano que vem. Além disso, o presidente da Embraer também detalhou o futuro do projeto.

O novo avião da Embraer trata-se de um turbo-hélice com capacidade de até 90 lugares, possuindo a mesma fuselagem dos E-Jets. A empresa apresentou a potenciais parceiros o projeto do avião, que possui expectativa de que as primeiras entregas da aeronave aconteçam até o final de 2027 devido ao desafio do projeto de encontrar um motor que seja viável e adequado a médio e longo prazo.  Para ler esta matéria na íntegra, basta clicar neste link.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos