Canadá possui mais de 900 mil vagas de emprego em aberto, com ótimas oportunidades para imigrantes brasileiros

Canadá, vagas de emprego, brasileiros Foto: Reprodução Adobe Stock




Evento que ocorrerá neste mês de maio em quatro municípios do Brasil auxiliará brasileiros a conseguirem vagas de emprego no Canadá

Segundo o Statistics Canada, no ano de 2022 as vagas de emprego abertas no Canadá estão aumentando, sendo mais de 915 mil vagas de emprego, o dobro em relação a 2021. O evento Expo Canada, que acontecerá em Brasília, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro em maio tem como intuito auxiliar os brasileiros que desejam trabalhar fora do Brasil.

De acordo com a revista Exame, em seis meses, segmentos como os de construção civil, logística e suprimentos, saúde e assistência social são os que tiveram um aumento mais significativo no número de vagas de emprego.

Artigos recomendados

País sofre com falta de profissionais qualificados

O especialista em imigração e sócio da Canada Intercambio, Ed Santos, aponta que o mercado de trabalho do Canadá sofre com a falta de profissionais qualificados. Sendo assim, o país precisa de imigrantes para preencher as vagas de emprego em aberto, uma excelente oportunidade para os brasileiros. Além disso, o Canadá possui uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo e uma das populações mais velhas também, com 18% das pessoas possuindo 65 anos ou mais.

“A maioria dos empresários aqui no Canadá relata dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não possuem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação”, explica o especialista.

Ed Santos é o organizador da Expo Canada 2022, feira gratuita para os brasileiros que querem saber mais sobre as oportunidades para estudar e trabalhar no Canadá

O evento acontecerá nos municípios de Brasília, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 10 e 15 de maio. Para saber mais sobre o evento, acesse o site clicando aqui.

Dúvidas comuns dos brasileiros que desejam morar no Canadá

Qual o visto necessário para brasileiros que desejam trabalhar e estudar no Canadá?

Se o brasileiro deseja apenas visitar o país, ele não poderá trabalhar, e precisará de um visto de turismo ou ter um visto americano e emitir a autorização eletrônica de viagem. Ademais, se a pessoa for para estudar, ela poderá trabalhar meio período ou em tempo integral durante as férias. Em caso de casais, quando um estuda, o outro pode receber um visto de trabalho para trabalhar em tempo integral. Quando o visto for de trabalho, a empresa será responsável por pagar o processo. Uma pessoa não pode solicitar um visto de trabalho, mas sim a empresa que contrata.

O que é necessário para poder trabalhar e estudar no Canadá?

Isso dependerá da província e da instituição onde essa pessoa vai querer estudar, mas basicamente é necessário possuir ensino médio e comprovar a autonomia financeira para os estudos. No visto de trabalho, não é necessário comprovar a autonomia financeira, comprovar se sabe falar algum idioma, pois é tudo feito pela empresa que está contratando. Só será necessário atender a necessidade da empresa e a empresa provar que nenhum canadense ou residente permanente tem competência técnica para suprir a mão de obra qualificada para aquela vaga de emprego que está em aberto.

É necessário saber inglês ou francês?

O idioma pode auxiliar, porém a pessoa vai poder aprender já no Brasil ou no Canadá. No caso do idioma, nem sempre é exigido comprovação.

Tem vagas de emprego para todos? Onde estão as vagas empregos?

O Canadá sempre buscou jovens para compor seu quadro de trabalhadores para fazer sua economia girar. Entretanto, devido à falta de profissionais qualificados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes. Uma novidade é a abertura de vagas de emprego para mulheres de 55 anos ou mais e homens de até 54 anos.

Entre as províncias com maiores salários, estão New Brunswick, Ontario, Prince Island, Quebec e Vancouver. As principais vagas de emprego oferecidas estão ligadas às áreas de vendas, saúde, tecnologia da informação, marketing, alimentação, construção, logística, hospedagem e agricultura.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos