MENU
Menu
Início Campo Patola na Bacia de Santos começa operações com 14 mil barris por dia

Campo Patola na Bacia de Santos começa operações com 14 mil barris por dia

16 de março de 2023 às 18:01
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Campo Patola na Bacia de Santos
Campo Patola na Bacia de Santos (foto/divulgação)

De olha na expansão no mercado de petróleo, a Karoon noticiou que o poço PAT-2, um dos dois novos poços produtores perfurados no campo Patola na Bacia de Santos, entrou em operação na última quarta-feira (15), com uma produção de 12.000 a 14.000 barris por dia.

O poço do campo Patola na Bacia de Santos possui conexão submarina e umbilical com o FPSO Cidade de Itajaí. O segundo poço, PAT-1, está previsto para iniciar a produção até o final de março de 2023.

Produção do campo Patola na Bacia de Santos deve se manter estável nos próximos meses

Após um período inicial de alta produção de vários dias, a produção dos dois poços do campo Patola na Bacia de Santos Patola deve se estabilizar em aproximadamente 10.000 a 15.000 bopd, elevando a produção total do BM-S-40 para mais de 30.000 bopd antes do start-up.

Dependendo de como o reservatório e o aquífero responderem, um dos dois futuros poços de produção pode ser desviado para injeção de água, e qualquer gás associado de Patola será reinjetado no reservatório de Baúna através do injetor de gás SPS-89.

Artigos recomendados

Conheça mais sobre o campo Patola na Bacia de Santos

O campo de petróleo Patola foi descoberto pela Petrobras em 2011 através do poço exploratório SPS-91. Neste campo, foi encontrado óleo com API de 38 graus no mesmo arenito turbidítico do Oligoceno encontrado próximo a Baúna e Piracaba, com propriedades petrofísicas semelhantes. O campo está localizado em lâmina d’água de aproximadamente 280 metros. Em junho de 2021, oito meses após adquirir os ativos BM-S-40 da Petrobras, a Karoon anunciou sua decisão de continuar desenvolvendo o Patola.

As reservas Provadas e Prováveis ​​(2P) de Patola foram atualizadas de 1,7 MMbbl para 16,4 MMbbl em 31 de dezembro de 2022 devido à qualidade do reservatório melhor do que o esperado nos poços PAT-1 e PAT-2. Julian Fowles (na foto), CEO e Diretor Administrativo da Karoon, disse: “Alcançar a primeira produção de Patola é um marco importante para a Karoon e segue uma intervenção bem-sucedida no campo de Baúna. Vimos no primeiro poço de Patola uma produção muito alta, que deve cair para taxas entre 5.000 e 7.500 bopd nos próximos dias. Este é o programa inicial de crescimento do campo da Karoon no Brasil e foi entregue até o momento sem grandes problemas ambientais ou de segurança para a região. A execução eficiente deste projeto é uma prova da estreita colaboração de nossas equipes técnicas, operacionais e comerciais no Brasil e na Austrália com nosso fornecedor de serviços e com a Altera & Ocyan, operadora do FPSO.”

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR