1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Mais caro que um carro de luxo: trocar os 12 pneus do NEW HOLLAND T9 pode custar mais de R$ 420 mil em manutenção
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Mais caro que um carro de luxo: trocar os 12 pneus do NEW HOLLAND T9 pode custar mais de R$ 420 mil em manutenção

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/11/2025 às 23:02
Trator NEW HOLLAND T9 usa pneus Goodyear LSW 800/55 R46 de R$ 35 mil cada, com tecnologia LSW que reduz o galope e melhora a tração
Trator NEW HOLLAND T9 usa pneus Goodyear LSW 800/55 R46 de R$ 35 mil cada, com tecnologia LSW que reduz o galope e melhora a tração
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

O trator NEW HOLLAND T9 utiliza pneus Goodyear LSW 800/55 R46, que custam cerca de R$ 35 mil cada e trazem tecnologia avançada para estabilidade, conforto e menor compactação do solo

O trator NEW HOLLAND T9 chama atenção não apenas pelo porte imponente e pela força no campo, mas também pelo custo elevado de manutenção.

Um dos principais exemplos é o conjunto de pneus que equipa o modelo: o Goodyear LSW 800/55 R46, um dos mais avançados da categoria.

Uma pesquisa simples revela que cada pneu desse modelo custa cerca de R$ 35 mil, segundo o site Agroforest. Fazendo as contas, substituir os 12 pneus pode ultrapassar R$ 420 mil, valor suficiente para comprar um carro de luxo ou até mesmo um trator de médio porte.

O preço alto se justifica pela tecnologia envolvida no projeto, que foi desenvolvida especialmente para tratores e equipamentos agrícolas de grande potência.

Tecnologia e desempenho de ponta

O Goodyear LSW 800/55 R46 pertence à linha de alta flutuação da marca, criada para máquinas que precisam operar em terrenos variados sem comprometer o solo.

A sigla LSW, que significa Low SideWall, representa uma inovação que reduz em até 40% a altura do flanco em comparação aos pneus convencionais. Isso proporciona maior estabilidade, menos oscilação e mais conforto para o operador durante o trabalho.

Com largura de 800 mm e perfil 55, o pneu tem flanco cuja altura equivale a 55% da largura total. Já o aro de 46 polegadas mostra que se trata de um modelo de dimensões excepcionais, voltado a tratores de alto desempenho. O diâmetro externo chega a cerca de 2.072 mm, enquanto a largura nominal é de aproximadamente 805 mm.

Capacidade de carga e eficiência

Outro destaque é a profundidade do piso, de 47 mm, na classificação R-1W, ideal para solos úmidos e terrenos difíceis. O índice de carga 190D permite suportar até 10.600 kg por pneu, variando conforme a calibragem e as condições de uso. A pressão nominal recomendada gira em torno de 3,2 bar (46 psi) em plena carga.

A tecnologia LSW também possibilita operar com pressões mais baixas, o que reduz a compactação do solo e melhora a tração. Essa característica, somada à estrutura reforçada, minimiza o “salto” do pneu em velocidades elevadas, garantindo mais conforto e economia de combustível.

Estrutura moderna e durabilidade

Radial e sem câmara (tubeless), o modelo facilita a manutenção e aumenta a vida útil. O aro indicado é o DW28B, compatível com a largura e o formato do pneu. Por ser de grande porte, exige atenção especial ao espaço entre paralamas e chassi no momento da montagem.

No fim das contas, o Goodyear LSW 800/55 R46 representa uma combinação equilibrada de robustez, tração e eficiência. É o tipo de pneu pensado para a nova geração de tratores como o NEW HOLLAND T9 — máquinas que simbolizam a força e a modernidade do agronegócio, mas cujo desempenho tem um custo à altura.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x