1. Início
  2. / Construção
  3. / Cabo submarino de fibra ótica entre Brasil e Portugal começa a ajustar caminho para chegada do 5G
Tempo de leitura 2 min de leitura

Cabo submarino de fibra ótica entre Brasil e Portugal começa a ajustar caminho para chegada do 5G

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/12/2020 às 11:01
Fibra ótica - submarino - 5G
Cabo de fibra ótica

O cabo submarino de fibra ótica (5G) fara a primeira conexão de altíssima qualidade. A extensão contém mais de seis mil quilômetros de cabo submarino ligando a capital cearense a Sines tem previsão de conclusão para meados do segundo trimestre do ano que vem, tendo em vista o objetivo de melhorar o desempenho das plataformas de telecomunicações.

Leia também

Cabo submarino de fibra ótica (5G) promete inúmeros benefícios

Com a conectividade de altíssima velocidade entre o a América do Sul e a Europa, negócios digitais, banco eletrônico, serviços de nuvem, mídia de entretenimento e jogos se beneficiarão com a chegada do cabo submarino de fibra ótica (5G) em Fortaleza, no Ceará, segundo o diretor da EllaLink.

“Além de Fortaleza, a EllaLink também estará conectada com os principais centros de São Paulo e Rio de Janeiro. Os pares fibra direta fornecem um caminho de baixa latência e formam uma base sólida sobre a qual as operadoras e provedores de conteúdo da Internet poderão desenvolver ofertas competitivas”, disse o diretor da EllaLink, em relação à ancoragem do cabo submarino de fibra ótica (5G).

Ministério das Comunicações fala sobre novo cabo submarino

Segundo o Ministério das Comunicações do Brasil, o cabo submarino de fibra ótica tem uma capacidade de armazenamento mais de seis mil vezes maior do que o atual, e os custos desse projeto deve custar por volta de R$ 1 bilhão.

Mediante a alta expectativa por parte de Portugal, o diretor da EllaLink disse que o cronograma está em dia, mesmo com os contratempos do cenário atual do país, por conta da pandemia.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos