Bravo Motor Company entra na disputa com a BYD e anuncia investimento bilionário em uma megafábrica de baterias de lítio na Bahia, com promessa de gerar milhares de empregos no estado.
A Bravo Motor Company, em parceria com gigantes da indústria como Rockwell Automation, SMC e ABB, anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão na construção de uma megafábrica de baterias de lítio em São Sebastião do Passé, Bahia. Esta iniciativa, que foca em atender à crescente demanda global por soluções de armazenamento de energia, promete revolucionar o setor energético nacional, além de gerar milhares de empregos.
Bravo Motor Company está em busca de mais parcerias para o empreendimento
A iniciativa, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionará a economia local e regional, caso se concretize. A megafábrica de baterias de lítio, um componente essencial para a transição energética, coloca a Bahia em posição de destaque no cenário nacional e internacional. Para viabilizar o empreendimento, a Bravo Motor Company está em busca de parcerias com grandes empresas globais e com o setor financeiro.
O CEO, Eduardo Javier Muñoz, destaca a importância do relacionamento com bancos de fomento e fundos de participação para garantir a sustentabilidade do negócio. Segundo o executivo ao site Bahia Econômica, o relacionamento com os bancos de fomento é uma relação que a empresa está estabelecendo, pois o crescimento será exponencial e sempre é bom possuir acesso a financiamento mais em conta.
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Contudo, este financiamento é complemento do que já está comprometido por grandes empresas de participação global como Rockwell Automation, ABB, SMC, dentre as mais conhecidas.
Megafábrica de baterias de lítio competirá com a chinesa BYD?
A Bravo Motor Company está utilizando uma estratégia de financiamento que prioriza o capital privado. A empresa já conta com recursos próprios significativos e busca complementar o investimento para o empreendimento, que criará milhares de empregos, com fundos de participação, especialmente aqueles voltados para o desenvolvimento estrutural do país.
O CEO, Eduardo Javier, explica que essa abordagem agiliza o processo, possibilitando iniciar a construção da megafábrica de baterias de lítio de forma mais rápida. Os bancos de fomento, como BNDES e BNB, serão procurados apenas como complemento, após a conclusão das negociações com o setor privado.
De forma geral, o executivo da Bravo Motor Company se mostra confiante em relação à competitividade no mercado de baterias, mesmo com a chegada de grandes players como a BYD. A empresa enxerga uma demanda robusta não apenas no setor automotivo, mas também em outros segmentos como energia, máquinas e ferramentas.
A localização estratégica da fábrica na Bahia, com fácil acesso a rotas marítimas e terrestres, permitirá uma distribuição eficiente das baterias e uma redução significativa da pegada de carbono.
Assinatura do acordo foi realizada em julho
O anúncio do empreendimento ocorreu em julho, em Salvador, com a presença de Eduardo, que destacou que este marco representa um avanço significativo na transição energética e no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
A assinatura do acordo também contou com a presença das autoridades do município de São Sebastião do Passé, onde a fábrica de baterias será construída. Contudo, a fabricante chinesa não deve usar as baterias da Bravo Motor Company, visto que terá sua linha de montagem para este componente.
O plano inicial da Bravo era possuir uma fábrica de baterias e carros elétricos em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em parceria com a ABB e outros grandes players. O anúncio foi feito em 2021 com a presença do governador do estado Romeu Zema.