O Brasil está construindo um grande e moderno complexo portuário para facilitar o comércio com a Ásia, seu principal mercado, e beneficiar uma série de setores produtivos
A instalação de 1.800 hectares, chamada de Porto Central, está localizada na cidade costeira de Presidente Kennedy, no sudeste do Espírito Santo, na divisa com o vizinho estado do Rio de Janeiro.
Leia também
- Como o petróleo é encontrado? Uma breve explicação sobre sísmica offshore
- Imetame inicia contagem regressiva para a construção do complexo logístico portuário no Espírito Santo
- Petrobras deseja construir cascos de FPSO na Ásia
- Petrobras perto de entregar a construção de mais um FPSO para a Ásia, desta vez para empresa da Malásia
Outrossim, em seminário organizado terça-feira pelo Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, o diretor-geral do Porto Central, José Maria Novaes, convidou empresas chinesas a aderirem ao projeto e aproveitarem o porto, projetado para ser o mais moderno da América do Sul, quando for inaugurado no final de 2023.
Novas fronteiras para o comércio brasileiro – Porto industrial
“Inegavelmente, a Ásia, principalmente a China, é o maior parceiro comercial do Brasil, e esse fluxo de comércio internacional, principalmente de commodities do Brasil para a Ásia e de produtos industrializados da Ásia para o Brasil, exige navios de grande porte” que poucos portos brasileiros podem acomodar agora, observou Novaes.
-
China desafia limites e lança navio de luxo movido a gás natural com tecnologia 100% doméstica
-
Com mais de US$ 8 trilhões em investimentos, 140 países conectados e milhares de quilômetros de ferrovias, portos e gasodutos, este megaprojeto chinês é o maior plano de infraestrutura da história e promete redesenhar a economia mundial nas próximas décadas
-
IBID 2025 fortalece inovação regional com parcerias industriais e políticas públicas em 12 estados brasileiros
-
Amazon dá passo inédito e prepara armazéns totalmente automatizados, colocando mais de 500 mil empregos na linha
“Existem poucos portos no Brasil com capacidade de embarque e desembarque dos grandes navios do mundo. Sendo assim, esse é o diferencial do projeto Porto Central: poder receber os maiores navios do mundo, em cada classe, em cada terminal portuário”, disse.
Porto industrial viabilizará água, energia e gás a preços competitivos
“É um porto industrial que viabiliza água, energia e gás a preços competitivos. Com terminais para exportação de matérias-primas e produtos semiacabados, e com flexibilidade para acomodar os interesses dos desenvolvedores de projetos”, acrescentou.
Por fim, o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip, disse aos participantes do seminário: “O Porto Central está se tornando uma realidade. É um complexo industrial portuário que atenderá empresas de petróleo e gás, mineração e agricultura, e apoiará o off-shore indústria.”
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.