Brasil aumenta capacidade de etanol devido à queda nos preços mundiais do açúcar

Etanol produção Brasil açucar
 

A mudança drástica do Brasil para o etanol nesta safra cortou sua produção de açúcar em 20%, especialistas dizem que a Índia pode se tornar o maior produtor de açúcar do mundo em poucos anos

As empresas brasileiras de açúcar estão aumentando sua capacidade de produzir etanol diante da queda dos preços mundiais do açúcar e das políticas governamentais que devem impulsionar a demanda pelo biocombustível. A safra de 2018-19 reduziu a produção do Brasil em 9 milhões de toneladas e outra mudança para o biocombustível na próxima temporada poderia ajudar a acabar com um superávit global pesando sobre os preços do açúcar. O Brasil também pode perder sua posição de maior produtor de açúcar do mundo para a Índia pela primeira vez em 16 anos, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Para as processadoras de cana-de-açúcar brasileiras, a mudança para etanol provou ser um trade-off atraente, já que o foco maior no biocombustível parcialmente protegeu as usinas de uma queda nos preços globais do açúcar em setembro para o menor nível desde 2008.

A Biosev, segunda maior processadora de cana do Brasil, disse que estava instalando colunas de destilação em duas fábricas no cluster de Mato Grosso do Sul para dar às usinas a opção de usar 90% de sua cana para etanol, um aumento de 50% agora.

O Brasil lançou as políticas para usar mais biocombustíveis em 1975, depois que o embargo de oferta da OPEP elevou os preços do petróleo. Os chamados carros flex-fuel que funcionam com etanol puro ou uma mistura de gasolina e etanol agora representam 80% da frota de veículos leves do Brasil.

Em um novo impulso, o governo aprovou este ano um programa chamado RenovaBio que obriga os distribuidores de combustível a aumentar gradualmente a quantidade de biocombustíveis que eles vendem a partir de 2020.

O Ministério de Minas e Energia do Brasil espera que a RenovaBio empurre a demanda para 47,1 bilhões de litros em 2028, de 26,7 bilhões em 2018, ajudando a indústria brasileira de etanol a se recuperar de anos de competição com os preços subsidiados da gasolina.

O mercado global também pode oferecer oportunidades para os produtores brasileiros de etanol, à medida que os países buscam maneiras de reduzir sua pegada de carbono, incluindo a China, que está lançando o uso de etanol em combustível em todo o país até 2020.

Nesta temporada, as usinas brasileiras destinaram 64% da cana para o etanol, já que as vendas domésticas cresceram cerca de 40% devido aos altos preços da gasolina no Brasil, o quarto maior consumidor mundial de combustível para transporte.

Muitas usinas já podem produzir açúcar ou etanol, com alguma flexibilidade no mix. As empresas que investem em colunas de destilação esperam que as reconfigurações lhes dêem espaço para produzir ainda mais etanol se os preços continuarem atrativos.

A mudança dramática do Brasil para o etanol nesta safra cortou sua produção de açúcar em 20% e, se o etanol continuar atraente na próxima temporada, as usinas poderão alocar mais cana para o biocombustível.

O Departamento de Agricultura dos EUA e a Organização Internacional do Açúcar esperam que a Índia eclipse o Brasil em 2018-19 como o maior produtor mundial de açúcar.


Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior