1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Bolívia afirma que não facilitará fornecimento de gás para o Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

Bolívia afirma que não facilitará fornecimento de gás para o Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/12/2020 às 12:15
Bolívia - Gás - fornecimento
Empresa de gás boliviana
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O governo da Bolívia, de Luís Arce, visa não ser generoso com o Presidente do Brasil, no que diz relação ao fornecimento de gás ao Brasil. Apesar do presidente da Bolívia ser um tanto mais moderado, a negociação de fornecimento energético será dificultada.

Desde o mês de março, a Yacimentos Petrolíferos Fiscales, empresa da Bolívia, que é responsável pela gestão do combustível (gás), negociou o fornecimento de gás com a estatal brasileira Petrobras, da seguinte forma: O Brasil recebe 20 milhões de metros cúbicos por dia, porém, paga por 14 milhões de metros cúbicos do fornecimento oferecido, independente de consumir ou não o gás. Tal esquema é conhecido como take or pay, a empresa pega o produto, ou paga multa ao fornecedor. Porém, há ocorrências que beneficiam o Brasil: a produção do pré-sal é cada vez mais abundante, além do que, a cotação do GNL, o gás liquefeito, está em baixa no mercado internacional.

Leia também

Gasbol – a via de fornecimento de gás entre Bolívia e Brasil

O gasoduto Bolívia-Brasil, que se chama Gasbol, é uma via de transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil, com cerca de 3,150 km de extensão, sendo 557 em território Boliviano e 2.593 em território Brasileiro.

Segundo a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), o Gasbol é composto por tubos de aço soldados e enterrados no solo a uma profundidade média de um metro, em uma faixa de terreno com 20 metros de largura, devidamente sinalizada e demarcada, denominada faixa de servidão.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Ele opera em alta pressão. No entanto, ao se aproximar das cidades, essa pressão é reduzida para que o gás seja entregue às Companhias Distribuidoras Locais (CDL) através dos pontos de entrega da TBG.

Agora o governo brasileiro, a estatal Petrobras e o Ministério da Economia estão traçando estratégias de como poderão lidar com o assunto de forma amigável.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos