Dessa quantia, um projeto de energia solar na Bahia tomará a maior parte do orçamento que será construída pela brasileira Essentia Energia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disse na sexta-feira(23) que apoiará a construção de 505 MW de projetos solares por meio de empréstimos de mais de BRL 1,1 bilhão (USD 195,7 milhões / EUR 165 milhões).
Do total, R $ 910 milhões serão destinados ao Complexo Solar Sol do Sertão, de 415 MW, em Oliveira de Brejinhos, na Bahia. A brasileira Essentia Energia é a desenvolvedora do projeto. Veja também a maior empresa de projetos fotovoltaicos do Vale do Paraíba criado por 3 jovens brasileiros.
O parque fotovoltaico (FV) está programado para entrar em operação no segundo semestre de 2021 e gerar energia suficiente para atender a demanda de 580 mil residências.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Dois projetos de parques fotovoltaicos – Araxá 1 e 2, de propriedade da Spanish Powertis SA – serão beneficiados com os R $ 194 milhões restantes. Eles estarão localizados no estado de Minas Gerais e terão capacidade instalada total de 90 MW. Planejando colocá-los em operação até o final de 2021, a empresa espanhola estima que as usinas fotovoltaicas serão capazes de cobrir o consumo de 123.000 casas, uma vez em operação.
Ambos os empréstimos são concedidos no âmbito do programa de crédito Finem do BNDES, que leva em consideração os benefícios sociais que os projetos podem gerar.