Início Quais são os desafios do gás natural?

Quais são os desafios do gás natural?

3 de outubro de 2022 às 19:23
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os desafios do gás natural
Quais são os desafios do gás natural (Foto/divulgação)

O gás natural pode ser definido como uma mistura de hidrocarbonetos leves que, quando está a temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Hoje, ele é muito usado pela indústria, por isso, vamos te mostrar quais são os desafios do gás natural. Geralmente, ele é encontrado em rochas no subsolo, sendo o metano o seu principal componente.

Neste sentido, o gás natural bruto possui composição definida por uma série de fatores naturais, durante o seu processo de formação, além de acumulação nos reservatórios subterrâneos. Geralmente, isso varia conforme a localização do reservatório, sendo terrestre ou marítimo, ou do tipo de solo, entre outros fatores. Tais componentes determinam aspectos como a densidade e o poder calorífico do gás.

Por outro lado, o gás natural não associado possui maiores quantidades de metano, e quando associado ao petróleo, possui quantidades significativas de etano, propano, butano e outros hidrocarbonetos. Além disso, ainda fazem parte da composição do gás, elementos como dióxido de carbono, hidrogênio sulfurado, nitrogênio, água, ácido clorídrico, além de impurezas mecânicas.

Como o gás natural pode ser aplicado?

https://www.youtube.com/watch?v=i5HHViB6LlI
Quais são os desafios do gás natural / Canal Visão TV – Oficial

Atualmente, o gás natural, após ser tratado e processado, é largamente usado em indústrias, comércios, residências e nos veículos, sendo o seu uso mais conhecido, pois substitui outros combustíveis fósseis, como o petróleo.

Nas indústrias, o gás natural é usado como combustível para fornecimento de calor, além de ser matéria-prima para diversos setores, tais como químicos, petroquímicos, metalúrgico, farmacêutico, têxtil, além de servir como produtor para plásticos, vidros, cerâmicas, borrachas e pneus, papel e celulose, fertilizantes, e ainda tem função com redutor siderúrgico, na geração de força motriz e eletricidade.

No comércio e outros serviços, o gás natural é usado em bares, restaurantes, hotéis, hospitais, supermercados e shoppings, geralmente substituindo o GLP, o óleo diesel e a lenha. Por outro lado, ele é usado nas residências, também substituindo o GLP. Para isso, ele é distribuído de forma canalizada, eliminando o uso de botijões, contribuindo para a segurança das instalações.

Quais os desafios do gás natural?

No Brasil, existem grandes reservas de gás natural e, por isso, vamos te mostrar quais são os desafios do gás natural. Isso porque ele tem como vantagem a redução de emissão de carbono, tornando-se uma fonte de energia com enorme potencial para crescimento, especialmente para substituir os combustíveis fósseis.

Atualmente, o gás natural é visto como um combustível essencial para colaborar no processo de transição energética para uma matriz mais limpa, sendo que sua maior contribuição é a geração de eletricidade para usinas termelétricas.

Além disso, o gás natural também é amplamente usado nas indústrias, no comércio, no uso residencial e automotivo. Sendo assim, o seu consumo corresponde a 12,9% da matriz energética global. Inclusive, as reservas atuais contam com 390 bilhões de metros cúbicos.

Conforme uma projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2026, a oferta de gás natural de produção doméstica, no Brasil, deve ter um aumento de 5% ao ano, saltando dos 60 milhões de metros cúbicos anuais para 91 milhões em apenas 5 anos.

Para isso, foi criado o programa Gás para Crescer, cujo desafio é criar um mercado competitivo para o país. Lançado em 2016, pelo Ministério de Minas e Energia, ele cogita modificar as normas reguladoras das atividades de produção, comercialização e transporte do gás natural, para atrair novos investidores.

Por fim, não tem como falar quais são os desafios do gás natural nem mencionar o fato dele ser um recurso não-renovável. Neste sentido, podemos dizer que, em algum momento, será necessário repensar o seu uso, pois assim como outros combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural eventualmente acabará, ou seja, será preciso encontrar outra solução energética para o planeta.

Relacionados
Mais recentes
Fechar