Início Qual a fonte de energia do gás natural?

Qual a fonte de energia do gás natural?

3 de outubro de 2022 às 19:30
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual a fonte de energia do gás natural?
Qual a fonte de energia do gás natural (Foto/divulgação)

O gás natural é definido como um combustível de origem fóssil, sendo composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o etano e o metano. Geralmente, ele é encontrado em depósitos subterrâneos associados ao petróleo, porém, isso também pode ocorrer isoladamente. Por isso, vamos te mostrar qual a fonte de energia do gás natural.

Além disso, a obtenção do gás natural ocorre por meio de prospecção, análise e exploração. Dessa forma, o material coletado é direcionado para as refinarias, sendo processado e enviado para o consumidor final, como indústrias e residências. Hoje, o uso de gás natural é muito comum para gerar eletricidade nas indústrias, e garantir o aquecimento nas residências.

Atualmente, o mundo possui uma grande missão, sendo a necessidade de diversificar e otimizar a sua matriz energética, especialmente devido ao combate ao efeito estufa, e a possível extinção dos combustíveis fósseis. Dessa forma, é importante conhecermos a fonte de energia do gás natural, pois ele vem se destacando no setor energético.

Conforme dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 22,9% da matriz energética global é composta por gás natural, sendo que perde apenas para o petróleo e seus derivados, com 31,5% e o carvão mineral, 26,9%. Neste sentido, o gás natural é o terceiro combustível fóssil mais utilizado no planeta.

Qual a fonte de energia do gás natural?

Qual a fonte de energia do gás natural / Canal Aprendendo Química – Prof. Alexandre Oliveira

A princípio, podemos definir a fonte de energia do gás natural como um combustível fóssil não renovável, ou seja, um recurso finito, encontrado no subsolo, podendo estar ou não associado ao petróleo. Dessa forma, o gás natural pode estar ou não dissolvido em óleo.

Consequentemente, o gás natural é composto por uma mistura de gases como metano, etano e propano, e pode ser obtido a partir de jazidas, ou através da queima do bagaço de cana-de-açúcar, conhecida como biomassa. Inclusive, também é possível produzir biogás a partir dessa biomassa, o qual é um combustível renovável.

Anteriormente, mencionamos que a participação do gás natural na matriz energética global, sendo que é fundamental apresentar dados sobre a matriz elétrica, também. Por isso, confira a diferença entre matriz energética e matriz elétrica:

Matriz energética: ela pode ser definida como um conjunto de fontes de energia utilizadas para gerar eletricidade, abastecer carros, preparar comida, entre outros;

Matriz elétrica: é um conjunto de fontes disponíveis com a missão de garantir a geração de energia.

Neste sentido, podemos concluir que a matriz elétrica pertence à matriz energética, mas o contrário não se aplica.

Como o gás natural pode ser obtido?

Após descobrirmos qual a fonte de energia do gás natural, é válido falar que ele pode ser encontrado em depósitos sedimentares subterrâneos, que podem ser terrestres ou marinhos, muitas vezes localizados a quilômetros de profundidade. Para a sua obtenção, ocorre um processo em três etapas diferentes, similar aos passos de exploração de petróleo. Na primeira, chamada de prospecção, o processo é caracterizado pela identificação e mapeamento das áreas onde se situam as bacias sedimentares com potencial para abrir reservas de gás natural. Ou seja, é o processo de “descoberta” do gás.

Em seguida, na sua segunda etapa, é feita uma perfuração no solo para atingir a subsuperfície, e comprovar a existência ou não do gás natural na área demarcada. Neste processo, é bastante comum a coleta de amostras para análise química, e estudos de viabilidade desse combustível. Em sua última época, temos a extração para obtenção do gás natural. Isso ocorre mediante a instalação de plataformas que possuem alguns equipamentos especializados, como sondas, essenciais para a remoção desse tipo de combustível.  Por fim, vale citar que a produção não encerra por aí, pois após sua extração, o gás natural é enviado até as refinarias, onde são retiradas suas impurezas, água e outros resíduos, e depois destinado aos consumidores finais, com usinas, indústrias e residências. Para o transporte do gás natural, é usado um equipamento chamado gasoduto.

Relacionados
Mais recentes
Fechar