Início Quem fornece gás natural para o Brasil?

Quem fornece gás natural para o Brasil?

3 de outubro de 2022 às 20:14
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem fornece gás natural para o Brasil
Quem fornece gás natural para o Brasil (Foto/divulgação)

A princípio, podemos definir o gás natural como um combustível fóssil encontrado na natureza, geralmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Ele resulta da degradação da matéria orgânica, fóssil ou animais pré-históricos, retirado através de perfurações. Dessa forma, ele é usado em todo o mundo, e vamos te mostrar quem fornece gás natural para o Brasil.

Atualmente, ele é considerado um dos melhores combustíveis, pois tem uma queima mais limpa que os demais da categoria. Em suma, o gás natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, quando estão em condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo na sua formulação metano e etano.

Onde o gás natural é originado?

Quem fornece gás natural para o Brasil / Canal TV Brasil

Em suma, o gás natural é oriundo da degradação de matéria orgânica composta ao longo de milhões de anos, sob condições ideais de pressão e temperatura. Geralmente, a composição do gás natural ocorre através de uma mistura de hidrocarbonetos leves, como metano, etano, butano e propano.

Normalmente, o gás natural é encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho, no estado gasoso. Embora seja considerado um recurso não renovável, o gás natural é mais limpo e eficiente do que os demais combustíveis fósseis, como o petróleo, por exemplo.

Quem fornece gás natural para o Brasil?

Nas últimas décadas, o gás natural passou a ser uma grande necessidade para o suprimento de usinas térmicas brasileiras, por isso, a importação de Gás Natural Liquefeito deixou de ser esporádica, e passou a ser sistemática devido à urgência do gás nas indústrias brasileiras. Em 2018, o consumo de gás natural no Brasil subiu 22%, contra um aumento da produção nacional em cerca de 7%. Neste sentido, a Petrobras se viu obrigada a importar mais gás natural, devido à demanda excessiva do mercado. Atualmente, o Brasil conta com 364,2 bilhões de metros cúbicos de gás natural em seu território.

Neste sentido, nove países são responsáveis pela exportação do gás natural para o Brasil. A Bolívia é o principal exportador, sendo que no ano de 2019 apresentou uma diminuição na importação, pois o país decidiu limitar a sua importação do gás boliviano. Conforme a Petrobras, um dos motivos para isso ocorrer é o menor preço do gás natural liquefeito (GNL) no mercado internacional, o que inclui países como os Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Irã e Rússia. Dessa forma, a oferta passou a ser mais interessada do que a exportação boliviana.

Onde o gás natural pode ser usado?

Após descobrir quem fornece gás natural para o Brasil, vale citar que o consumo comercial do gás é um fenômeno recente. Isso porque somente na década de 1940 é que o seu uso foi impulsionado, especialmente devido aos avanços tecnológicos de condicionamento e transporte. Na época, ele começou gradualmente a ser integrado à matriz energética dos países. Devido às suas propriedades físico-químicas, e a contínua evolução científica sobre os combustíveis, o gás natural pode ser usado em diversos setores da atividade econômica global, como processo industriais, produção de eletricidade, residencial, comércios e o setor de transportes.

Quais são as vantagens do gás natural?

Atualmente, o gás natural possui um grande papel estratégico como fonte de energia para o planeta, especialmente em razão do seu menor impacto ambiental em comparação a outros combustíveis fósseis. Isso porque o uso de gás natural, quando feito adequadamente, é menos poluente do que a queima do diesel, por exemplo.

Dessa forma, a combustão de gases combustíveis quando usados em equipamentos corretos é praticamente isenta de poluentes, como dióxido de enxofre, partículas sólidas e demais produtos tóxicos, permitindo que a sociedade use o gás diretamente. Além disso, a queima do gás natural tem outras vantagens. Uma delas é que o gás possibilita uma combustão com elevado rendimento térmico, ou seja, existe um controle e regulagem simples da chama. Dessa forma, é possível obter reduções na intensidade de consumo de energia na indústria, nas residências e no comércio.

Relacionados
Mais recentes
Fechar