Início Onde estão as maiores reservas de gás natural?

Onde estão as maiores reservas de gás natural?

3 de outubro de 2022 às 18:53
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Onde estão as maiores reservas de gás natural
Onde estão as maiores reservas de gás natural (Foto/divulgação)

O gás natural tem como fonte de energia os combustíveis fósseis não renováveis, ou seja, um recurso finito, encontrados no subsolo, podendo estar ou não associados ao petróleo, dessa forma, estando ou não dissolvido em óleo. Hoje, muitos países são líderes no setor e, por isso, vamos te mostrar onde estão as maiores reservas de gás natural.

Em suma, o gás natural é um composto obtido por uma mistura de gases como metano, etano e propano. Ele pode ser obtido por jazidas, como as que encontramos petróleo, ou por biomassa, como a queima do bagaço da cana-de-açúcar que, inclusive, constitui um combustível renovável, o biogás.

Onde estão as maiores reservas de gás natural?

Onde estão as maiores reservas de gás natural / Canal CityGlobeTour

Diversos países produzem e exportam gás natural, mas, alguns deles se destacam. Isso porque suas jazidas possuem abundante quantidade de material, favorecendo a economia e produção do combustível. Por isso, quando perguntamos onde estão as maiores reservas de gás natural, devemos saber que o hemisfério norte é privilegiado no assunto. No primeiro lugar temos a Rússia, que possui a maior reserva nacional de gás natural do mundo. O país tem 47,587 trilhões de metros cúbicos de gás natural em seu território. Em suma, isso significa que os russos possuem 25% do total de gás natural existente no mundo!

Em segundo lugar no ranking está o Irã, que um dia foi a Pérsia. Conforme a CIA (Central de Inteligência Norte-Americana), o país conta com cerca de 15,57% do total de reservas globais de gás natural. Neste sentido, suas jazidas armazenam cerca de 29,6 trilhões de metros cúbicos de combustível. Em seguida, no terceiro lugar, temos o Qatar, que conta com a terceira maior reserva de gás natural do mundo, conforme a CIA. No país, as jazidas totalizam 24,46 trilhões de metros cúbicos, correspondendo a 13,38% das reservas globais.

Embora seja um país devastado por alguns motivos, o Turcomenistão ocupa o quarto lugar. O país asiático detém 3,95% deste combustível. Ao todo, o Turcomenistão conta com 7,5 trilhões de metros cúbicos de gás natural, conforme as estatísticas da CIA. Inclusive, um redutor de gás natural queima no país há mais de 50 anos, conhecido como “Boca do Inferno”. Em seguida, no quinto lugar, temos a Árabia Saudita. O país do Oriente Médio, que possui a maior produção de petróleo do mundo, não fica atrás quando o assunto é gás natural. Isso porque ele possui 3,92% do tal de gás natural do mundo, o equivalente a 7,46 trilhões de metros cúbicos de combustível.

No sexto lugar temos os Estados Unidos, um país rico em diversos recursos minerais. Na lista onde estão as maiores reservas de gás natural, ele conta com 3,64% de todas as reservas globais, tendo um volume superior a 6,93 trilhões de metros cúbicos de combustível.

Por fim, temos os Emirados Árabes Unidos, que possuem a sétima maior reserva de gás natural do planeta, em relatório divulgado pela CIA. O país conta com 3,19% do total de gás natural existente, equivalente a 6,06 trilhões de metros cúbicos de combustível em seu território. Em relação ao Brasil, o país não conta com uma produção tão expressiva como os países listados aqui, se encontrando na posição 37 do ranking global de países com a maior quantidade de gás natural. Hoje o país conta com 364,2 bilhões de metros cúbicos de combustível.

Quais são as vantagens do uso de gás natural?

Agora que você já descobriu onde estão as maiores reservas de gás natural, vale citar alguns benefícios que o combustível traz para a humanidade, tais como:

  • É o combustível menos poluentes entre os combustíveis fósseis;
  • Possui grande eficiência na obtenção de calor;
  • Não precisa de estocagem, ou seja, seu transporte é mais barato e seguro;
  • Baixo custo de produção;
  • Atóxico, ou seja, não possui risco de grandes acidentes, e se dispersa com facilidade no ar.

Relacionados
Mais recentes
Fechar