Início Como é produzido o gás natural?

Como é produzido o gás natural?

3 de outubro de 2022 às 18:31
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Como é produzido o gás natural
Como é produzido o gás natural (Foto/divulgação)

A princípio, podemos definir o gás natural como um composto formado pela mistura de diversos tipos de hidrocarbonetos leves que, quando submetidos à pressão da atmosfera e temperatura do ambiente, continuam em estado gasoso. Dessa forma, vamos te mostrar um pouco como é produzido o gás natural.

Atualmente, o gás natural é usado como fonte de energia para indústrias, fábricas, residências, comércio e até mesmo gás natural veicular. Nas fábricas e processos industriais, o gás natural é utilizado, geralmente, para a produção de energia. Nas casas, ele é usado para o aquecimento de água e/ou de ambientes. Hoje, o gás natural representa algo em torno de 16% de todo o consumo de energia do planeta.

Como é obtido o gás natural?

https://www.youtube.com/watch?v=P_fICexScrA
Como é produzido o gás natural / Canal Edno Brendo Costa e Silva

Basicamente, a obtenção do gás natural ocorre de forma bem similar a do petróleo. Por isso, são feitas perfurações em estruturas rochosas sedimentares onde o gás é armazenado. Na prática, essa exploração pode ocorrer em ambientes terrestres ou marítimos.

Em seguida, após a extração, o gás natural é enviado às Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN), onde é submetido ao processo de separação de impurezas e se torna apto para distribuição. Em seguida, o processo de transporte do GN é realizado por dutos, conhecidos como gasodutos.

Como é produzido o gás natural?

Após a extração, o gás natural é enviado para as refinarias, onde passa por um processo antes de chegar ao consumidor final. Basicamente, para descobrir como é produzido o gás natural, devemos compreender que esse processo é dividido em seis etapas, sendo elas:

Estágio de exploração: neste estágio, são feitas pesquisas demográficas que investigam a possível existência de gás natural em determinados ambientes;

Estágio de explotação: nessa parte, é feita a instalação da infraestrutura para remoção do gás natural através dos poços;

Estágio de processamento e produção: essa etapa existe para eliminar diversos elementos, incluindo restos de petróleo, para evitar contaminação do gás;

Estágio de beneficiamento: essa fase visa a remoção de frações pesadas do gás natural. Esse estágio é realizado em petroquímicas e, nesta parte, divide o gás natural original em subprodutos;

Estágio de armazenamento e transporte: geralmente, a estocagem de gás natural não é realizada na maioria dos países, mas, exclusivamente em nações com clima frio, esse estágio é realizado para armazenagem em meses de inverno intenso;

Estágio de distribuição: o estágio final consiste na distribuição do produto para os mais variados consumidores finais, com indústrias, comércios e residências.

Como anda a produção de gás natural no Brasil?

Atualmente, o gás natural é um combustível essencial para a matriz energética do Brasil. Conforme a Empresa de Pesquisa Energética, instituição pública atrelada ao Ministério de Minas e Energia, em 2020, o gás natural representou 11,8% da matriz energética brasileira.

No Brasil, o uso do gás é estabelecido nos mais diversos segmentos, como indústrias, residenciais, setor de serviços e carros. Por outro lado, a utilização do gás natural como fonte energética ainda é pequena no Brasil, mas tende a crescer devido à necessidade latente de substituição das fontes mais poluentes, como petróleo ou carvão mineral.

Além disso, as maiores reservas de gás natural brasileiras descobertas estão associadas às reservas petrolíferas. Na liderança, temos a região Sudeste, que domina a produção de gás e petróleo, com destaque para as bacias de Campos e Santos, onde o gás é extraído em ambiente marítimo. Por outro lado, temos a Bacia do Solimões, na Amazônia, que representa a maior produtora terrestre brasileira.

Quais são os maiores produtores de gás natural do mundo?

Depois que descobrirmos como é produzido o gás natural, proponho salientarmos que o Brasil ainda não é tão forte na matriz energética como outros países. Por isso, conforme o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), os países que mais produzem gás natural no mundo são:

  1. Rússia;
  2. Irã;
  3. Estados Unidos;
  4. China;
  5. Catar;
  6. Canadá;
  7. Austrália;
  8. Arábia Saudita;
  9. Noruega;
  10. Argélia.

Relacionados
Mais recentes
Fechar