Início Quando o gás natural vai acabar?

Quando o gás natural vai acabar?

3 de outubro de 2022 às 20:02
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quando o gás natural vai acabar
Quando o gás natural vai acabar (Foto/divulgação)

Muitas pessoas questionam se o gás natural é uma fonte de energia renovável, ou seja, se perguntam quando o gás natural vai acabar, se é que ele pode acabar. Entretanto, é necessário mencionar que o gás natural é um combustível fóssil composto por hidrocarbonetos, especialmente o metano, cujo o seu processo de formação decorreu ao longo de centenas de milhões de anos.

Atualmente, ele é muito usado para a geração de eletricidade e para obtenção de calor, sendo uma matéria-prima essencial para a matriz energética global, especialmente as indústrias. Neste sentido, vale destacar que ele pode ser encontrado facilmente na natureza, porém, em quantidades limitadas, o que demonstra que ele se esgotará no futuro. Dessa forma, o gás natural é definido como uma fonte não renovável de energia.

O que é gás natural?

Quando o gás natural vai acabar / Canal TV Brasil

Podemos definir o gás natural como um combustível fóssil que pode ser usado para a geração de eletricidade e calor, além de ser matéria-prima para a indústria química, principalmente na produção de fertilizantes e demais cargos de transformação.

Geralmente, o gás natural pode ser encontrado em jazidas ou depósitos situadas a milhares de metros de profundidade. Dessa forma, isso acontece debaixo da superfície terrestre, ou também marítima, e o gás natural pode estar ou não associado ao petróleo.

A composição do gás natural é formada, predominantemente, por hidrocarbonetos. Neste sentido, o metano aparece em maior proporção, seguido do etano e do propano. Além disso, outros elementos podem ser encontrados na formação do gás natural, com destaque para a presença de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.

Como está a situação do gás natural do Brasil?

Atualmente, o gás natural é responsável por 23,2% de toda a energia gerada no mundo, conforme informações cedidas pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). No Brasil, o gás constitui uma fonte de 11,8% de toda a matriz energética do país, sendo a quarta maior fonte de energia com maior participação. As informações foram disponibilizadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Hoje, o gás natural é apontado como uma das melhores soluções para substituir os combustíveis fósseis, como o petróleo, por exemplo. Entretanto, devido a ser uma fonte de energia não renovável, o gás natural pode ser substituído por outras fontes, em dado momento, como o biogás, por exemplo.

Inclusive, vale citar que as formações geológicas onde o gás natural é encontrado são chamadas de bacias sedimentares, compostos por depósitos sedimentares que originaram as rochas de alta porosidade, capazes de armazenar o gás natural e outras substâncias. Por outro lado, as fontes de gás natural também podem indicar a presença de petróleo, entretanto, nem sempre isso acontece. Neste sentido, a detecção do gás natural ocorre mediante um processo conhecido como prospecção, onde, em seguida, se inicia o processo de perfuração do solo para a exploração, ou produção, desse combustível.

Quando o gás natural vai acabar?

Muitas pessoas se perguntam quando o gás natural vai acabar. Conforme um estudo da Revista Climate Analytics, 2035 é o prazo para que o gás natural deixe de ser a fonte de eletricidade em país riscos e, posteriormente, em 2040, para o resto do mundo. Neste sentido, isso deve ocorrer para viabilizar a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC até o fim do século, ou para 2045, como apontam alguns especialistas.

Neste sentido, vale relembrar que os combustíveis demoram milhões de anos para se formar, sendo assim, eles são considerados não-renováveis. Conforme um relatório da IEA (Agência Internacional de Energia), caso o planeta mantenha o consumo atual de gás natural, o combustível — assim como outros combustíveis fósseis — estará esgotado em 100 anos.

Por fim, alguns combustíveis são apontados para substituição do gás natural, como o biogás, por exemplo. Ele é produzido através da biomassa, sendo a queima do bagaço da cana-de-açúcar. Neste sentido, ele consiste em um combustível renovável e menos poluente que os combustíveis fósseis. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar