1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Biometano, gás natural renovável, vai ser produzido em uma nova planta desenvolvida pela Raízen na cidade de Piracicaba, em São Paulo
Tempo de leitura 3 min de leitura

Biometano, gás natural renovável, vai ser produzido em uma nova planta desenvolvida pela Raízen na cidade de Piracicaba, em São Paulo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/07/2022 às 20:11
emprego, vagas, raizen
foto: reprodução / fonte: site br.lexlatin.com/

A planta da Raízen será dedicada especialmente para o desenvolvimento do gás natural, o biometano, e está prevista para ser inaugurada no ano de 2023

A Raízen empreendeu a proposta principal da primeira planta que vai ser apresentada exclusivamente à produção de gás natural limpo, o biometano, em Piracicaba, em São Paulo. De acordo com uma nota divulgada pela Raízen, a usina de biometano está prevista para ser inaugurada em 2023 e vai ter uma capacidade de produção de aproximadamente 26 milhões de m3 de gás natural limpo anualmente, o bastante para prover cerca de 200 mil residências de clientes. No total, vão ser gerados aproximadamente 250 empregos diretos e indiretos no decorrer da construção da planta de biometano e o investimento feito pela Raízem é de aproximadamente R$ 300 milhões.

A planta que será desenvolvida pela Raízen na cidade de Piracicaba é o resultado de uma joint venture entre a Raízen e a Geo Energética. A nova planta vai ser a segunda unidade de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira está instalada na cidade de Guariba, também em SP e usa como matéria-prima vinhaça e torta de filtro, produtos originários da cana-de-açúcar usada pela empresa.

Na opinião do vice-presidente de Açúcar e Renováveis da Raízen, Francis Queen, a nova planta de biometano aumenta o portfólio da companhia em energia limpa. “Investimentos como esse refletem nossa busca constante por soluções para transição energética global”, declara.

A soma da produção da nova planta de biometano da Raízen foi vendida para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos que terão um longo prazo. A Yara vai receber cerca de 20 mil m3 de gás natural renovável diariamente para produzir hidrogênio e amônia verde. Já a Volkswagen vai receber cerca de 50 mil m3 diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de seus componentes.

O biometano e suas vantagens

Biometano é o nome dado a um combustível limpo originário do biogás. Ele é desenvolvido a partir da purificação do biogás, um procedimento que retira o alto teor de carbono do biometano originando um combustível semelhante ao gás natural. Assim, sendo comparado ao gás natural, o biometano baixa as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera e se mostra como uma alternativa inteligente para a gestão de resíduos orgânicos.

Gás natural

O gás natural é um combustível formado primordialmente por metano. As fontes essenciais para esse tipo de recurso são as jazidas de petróleo. O gás serve de matéria-prima para a produção de plásticos e também para a síntese de compostos orgânicos, além de ser utilizado como combustível.

A queima de gás natural, se for comparada com a de outros combustíveis fósseis, causa menos danos à atmosfera. Contudo, esse recurso mostra problemas para ser transportado e estocado.

Benefício dos combustíveis limpos

A queima de combustíveis fósseis pode provocar danos significativos ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos. Ela está ligada a inúmeros problemas respiratórios impostos pela emissão dos poluentes atmosféricos, entre eles o monóxido de carbono.

Por essas razões, o biogás é visto como uma alternativa para a produção de energia elétrica substituindo o gás natural. Isso porque o biogás impossibilita que o metano, advindo da decomposição da matéria orgânica, seja liberado para a atmosfera quando se transforma em água e gás carbônico pelo processo de queima. 

Sendo assim, a energia do biogás é apresentada como uma alternativa que não gera muitos impactos socioambientais quanto a do gás natural.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos