1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Biocombustível: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) quer produzir Etanol a partir do esgoto
Localização PR Tempo de leitura 2 min de leitura

Biocombustível: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) quer produzir Etanol a partir do esgoto

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/12/2020 às 13:40
Biocombustível - Paraná - etanol
Tratamento do esgoto para produzir etanol
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Localizada no Paraná, a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (AGEPAR), teve sua denominação alterada para Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no dia 19 de junho de 1964 e atualmente almeja produzir biocombustível – etanol com rejeitos do esgoto.

A Sanepar, adquiriu patenteamento para produção de biocombustível (Etanol) em decorrência do processo do tratamento de esgoto. O titulo foi reivindicado pela Sanepar, com uma parceria feita com a Unicentro. Essa nova tecnologia baseada nos rejeitos para a produção do biocombustível (Etanol), foi registrada pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que faz utilização de algas de lagoa anaeróbia, que se encontram em estações de tratamento de esgoto, para a produção de Etanol de 3ª geração. A pesquisa teve início a partir da bióloga Márcia Guareski, que trabalha na Sanepar em Guarapuava, no Paraná.

Leia também

Produção de Biocombustível (Etanol) a partir de estações de esgoto e UASB

No decorrer das pesquisas, foram utilizados rejeitos das lagoas de tratamento de esgoto da cidade de Nova Laranjeiras, e do Reator Anaeróbio UASB da Estação de Tratamento de Esgoto de Vassoural, em Guarapuava no Paraná. A finalidade desse estudo tinha como objetivo dar uma finalidade às algas que se reproduziam nas alagoas de tratamento anaeróbio, e que precisam ser removidas, para haver uma redução na carga orgânica e na cor da efluente.

Analisando alguns padrões, como por exemplo, o tempo de hidrólise da biomassa, o volume produzido por tonelada seca de alga e teor alcoólico, e fazer uma comparação com a produção de etanol obtido através da cana de açúcar, os estudos apontaram que, o processamento do esgoto é de suma importância, na geração do biocombustível (etanol).

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Biocombustível: Bioetanol tem 3 classificações, conforme matéria-prima

Ao que se sabe, com base nos estudos feitos com o biocombustível, o bioetanol foi classificado em 3 classes, a 1ª, 2ª e 3ª geração, conforme a matéria que lhe deu origem. A produção de etanol a partir da cana de açúcar, trigo, milho, e etc, são da primeira geração, com um processo bastante simples, e já incrementado nas indústrias.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos