Banco Central anuncia um pacote de novidades no PIX que deixarão ele ainda mais completo, rápido, segura e eficiente
O Pix, ferramenta recente lançado pelo BACEN que visa facilitar pagamentos e transferências, recebe nessa sexta-feira (30) novas funções que visam facilitar a vida dos seus usuários. Projeto do Banco Central, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado em novembro do ano passado. Contudo, mesmo sendo recente, ganhará novas funções que deixarão a ferramenta ainda mais completa.
AUXÍLIO EMERGENCIAL
A primeira novidade começará a funcionar a partir do dia 30 de abril. A nova função irá beneficiar as pessoas que estão recebendo o Auxílio Emergencial 2021, que poderá agora ser movimentado pelo PIX. A exceção se dará às transferências para contas da mesma titularidade.
AGENDAMENTO DO PIX
Outra funcionalidade é a do Pix Agendado. Mesmo não sendo vinculado a um Pix Cobrança, terá que ser ofertado por todas as instituições, começando a partir do dia 1º de setembro deste ano. O Pix Agendado é a ferramenta do usuário pagador marcar um Pix para uma data futura.
-
Nova fase da Reforma Tributária já tem data marcada: em 2027 começa a cobrança do IBS, imposto que vai unificar ICMS e ISS e mudar para sempre o bolso de consumidores e empresas no Brasil; entenda!
-
Governo anuncia novo imposto bilionário sobre multinacionais em 2026: expectativa é arrecadar R$ 3,4 bilhões, mas decisão pode abrir nova frente de tensão com os EUA
-
FGTS no limite: presidente da Caixa admite risco de colapso, lucro despenca 41%, inflação corrói depósitos e trabalhador pode perder a proteção
-
Inadimplência dispara a 4,8 por cento, quase 72 milhões no vermelho: juros altos sufocam famílias, pessoa física puxa alta e consumo ameaça travar já
Cobrança
A terceira novidade propõe que as instituições participantes do Pix, que de alguma forma não conseguiram proporcionar o pagamento com a leitura QR Code, entre 14 de maio a 30 de junho, deverá ofertar, no mínimo, a leitura do pagamento na data da leitura do QR Code.
Novos serviços
Mais opções serão oferecidas aos usuários da ferramenta em 2021 e 2022. O consultor do Banco Central, Breno Lobo, apontou ainda que até o fim do primeiro semestre de 2021 será oferecida a oportunidade de usar a conta salário para iniciar um Pix para fazer portabilidade e saques.
“É uma nova forma de dar acesso a dinheiro em espécie para a população, usando a infraestrutura. A gente facilita esse acesso a dinheiro em espécie, principalmente quando a gente fala em cidades do interior do país que têm dificuldade de transporte do dinheiro até essas localidades, que têm problemas de quantidade de agências disponíveis”, diz Breno Lobo.
Facilidades
Desde seu lançamento, a proposta do Pix sempre foi trazer mais facilidade nos pagamentos, como por transações de contas ou até de transferências, em poucos segundos. Essas novidades deixarão o serviço ainda mais rápido e fácil.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.